Rota José Bonifácio pelo Centro de Santos conduz santistas e turistas ao passado

Por Santa Portal em 17/06/2022 às 12:07

Marcelo Martins/Prefeitura de Santos
Marcelo Martins/Prefeitura de Santos

Uma “desconstrução” da imagem de Santos de hoje. Essa foi a proposta feita pela guia de turismo Soraia Bizarro aos membros do primeiro grupo que participaram da Rota José Bonifácio, um ‘walking tour’ pelo Centro Histórico de Santos, na tarde desta quinta-feira (16). O passeio percorreu construções preservadas relativas à história de José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência.

A “desconstrução” da Santos atual, pediu a guia, se faz necessário para os santistas e turistas sentirem o cheiro da cidade da época de José Bonifácio, cuja Santos contava apenas com 13 ruas, todas de terra, por onde passavam apenas cavalos e carroças.

A rota integrou um conjunto de atrações para comemorar o aniversário de 259 de nascimento de José Bonifácio, e alusivas ao Bicentenário da Independência. O ‘walking tour’ segue neste final de semana, sempre partindo às 14h30 da Estação Valongo mas, devido ao sucesso da iniciativa, está com inscrições encerradas (feitas pelo portal do Turismo Santos) para este fim de semana.

Após a saída da Estação do Valongo, o grupo seguiu pela Rua do Comércio que, na época do Patriarca, se chamava Rua Santo Antônio. Depois, seguiu pela Rua do Sal, hoje Rua José Ricardo. A antiga denominação se explica porque o Brasil era obrigado a comprar sal de Portugal, devido à proibição de extração do produto das salinas brasileiras.

Os participantes da Rota José Bonifácio recebem explicações detalhadas sobre cada local com referência ao Patriarca. Em frente ao casarão no número 109 da Rua XV de Novembro, é especificado: no local, mas em uma construção anterior, era onde José Bonifácio viveu. “Não é esta casa que, em outro momento histórico, chegou a ser a sede da Câmara de Vereadores”.

ENCANTADAS

Moradoras de Cubatão, Fernanda Laja e sua filha Cecília Laja se mostraram encantadas com o ‘walking tour’. “Este é o tipo de passeio que gosto”, contou Fernanda. “Tem muita gente que mora na região que não conhece esses detalhes da História”. Já Cecília afirmou que gosta das aulas de História. “Estou achando esse passeio bem interessante”.

Morador de São Vicente, o aposentado Ronaldo Silva Leitão não perdia uma foto em cada parada do grupo. Apaixonado por fotografia, ele revelou que já conhecia boa parte dos locais do roteiro e comemorou a tarde de sol desta quinta-feira. “Tinha agendado para vir domingo. Dei sorte. Está um dia lindo”.

Para Daniel Ribeiro, que é santista e aproveitou a Rota ao lado da namorada Marcela Souza, o ‘walking tour’ foi “sensacional”. “É uma excelente forma de conhecer nossa história”. “Estou adorando”, concordou a namorada. “É um passeio bem informativo”.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.