Rogério Santos cria grupos para acompanhar reurbanização na Zona Noroeste e revisar Código de Posturas
Por Santa Portal em 01/01/2025 às 23:26
Rogério Santos (Republicanos) deu início, nesta quarta-feira (1°), ao segundo mandato como prefeito de Santos, com uma posse marcada por solenidades e anúncios de Grupos Técnicos de Trabalho (GTTs). Durante a noite, no Salão Nobre Esmeraldo Tarquínio, no Paço Municipal, ocorreu a reinvestidura no cargo, enquanto pela tarde, ao lado da vice-prefeita Audrey Kleys (Novo), ele foi empossado na Câmara Municipal, junto com os vereadores da legislatura 2025-2028.
Como primeira ação de sua nova gestão, Rogério anunciou a criação de um GTT que acompanhará a reurbanização do Dique da Vila Gilda, na Zona Noroeste, enquanto o outro será responsável pela revisão do Código de Posturas do Município, datado de 1968. O prefeito também nomeou seu secretariado, com 20 titulares de pasta.
Plano inédito de urbanização no Brasil, o projeto-piloto do Parque Palafitas prevê a construção de 60 unidades habitacionais em uma área de mil metros quadrados na comunidade do Dique da Vila Gilda. O objetivo da Prefeitura é estabelecer uma nova forma de ocupação nessas áreas originalmente de mangues, promovendo o bem-estar dos moradores e a recuperação ambiental.
O GTT do Parque Palafitas terá a responsabilidade de desenvolver estudos e propostas para questões relacionadas ao saneamento básico, drenagem e mobilidade urbana. O grupo será composto por representantes do Gabinete do Prefeito, das secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Serviços Públicos, Desenvolvimento Social, Saúde e Educação.
“A urbanização do Dique recebe atenção especial do nosso governo. Em breve, entregaremos a primeira policlínica no local, que será um marco nesse processo. Também construiremos a primeira creche pública da região. Há ainda outras iniciativas em andamento, como a pavimentação de caminhos já realizados, futuras estações elevatórias, as 864 unidades habitacionais financiadas com recursos internacionais e o parque ambiental dos mangues. Tudo isso faz parte do projeto de regularização fundiária do Dique”, salientou o prefeito logo após a cerimônia no Paço, em entrevista coletiva.
Código de Posturas
Instaurado em 16 de abril de 1968, o Código de Posturas do Município de Santos tem como finalidade instituir as normas disciplinadoras da higiene pública, do bem-estar público, das instalações elétricas e mecânicas, da localização, bem como do funcionamento de estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de serviços.
A criação do GTT permitirá a elaboração de pesquisas e propostas para a atualização da Lei Municipal 3.531, cuja proposta ainda abordará metodologia de trabalho e eventuais impactos sociais e econômicos. O grupo será formado por representantes das secretarias de Meio Ambiente, Obras e Edificações, Segurança e Prefeituras Regionais, Finanças e Gestão, além do Gabinete do Prefeito Municipal.
“A sociedade está em constante transformação, e o consumo crescente tem trazido desafios, como o aumento do lixo devido à maior produção de embalagens de fast foods e compras on-line. Além disso, mudanças nos costumes, como a ocupação de ruas e praias, demandam atualizações no Código de Posturas. Por isso, a revisão será feita com a participação das secretarias municipais, da Câmara e da sociedade organizada”, destacou o prefeito.
Posse na Câmara
Na tarde de quarta-feira, Rogério Santos e Audrey Kleys foram empossados em sessão solene na Câmara Municipal, onde também tomaram posse os 21 vereadores da nova legislatura (Veja a lista completa abaixo). A Mesa Diretora será presidida por Adilson Junior (PP), com Renata Bravo (PSD) como vice, Adriano Piemonte (União) como primeiro secretário e Bispo Maurício (Republicanos) como segundo secretário. A chapa foi a única que se candidatou.
O chefe do Executivo também fez um balanço das conquistas do primeiro mandato. “Santos se destaca em rankings de infraestrutura, desenvolvimento econômico e qualidade de vida. Esses resultados são fruto de planejamento estratégico, ações rápidas e escuta ativa durante desafios como a pandemia”, afirmou.
A vice-prefeita Audrey Kleys expressou gratidão aos munícipes pelo resultado nas eleições e destacou a importância da parceria com a Câmara. “Agradeço profundamente a todos os santistas por esse sentimento de confiança mùtua, tão especial. Seguiremos juntos para tornar Santos ainda melhor. Com responsabilidade e respeito, faremos uma gestão exemplar, unindo forças com o parlamento para construir políticas públicas estruturantes, que transformem a vida de milhares de pessoas todos os dias”, afirmou.
Novo secretariado
- Assuntos Portuários e Emprego – Bruno Orlandi
Advogado, professor universitário e vereador eleito em Santos. Formado pela Faculdade de Direito da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), também é especialista em Direito Processual Penal pela Escola Paulista da Magistratura, pós-graduado em Ciências Políticas pelo Instituto Legislativo Paulista e Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi secretário-adjunto de Segurança entre 2013 e 2016 e secretário de Assuntos Portuários e Emprego entre 2023 e 2024.
- Casa Civil e Assuntos Metropolitanos – Thiago Leal
Advogado formado em 2002 pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), atuou como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa de 2007 a 2011, como assessor político de 2012 a 2020 e como secretário das Prefeituras Regionais em 2023.
- Comunicação e Economia Criativa – Selley Storino
Pedagoga formada pela Unisanta, especialista em Gestão Pública e Desenvolvimento de Projetos pela Unifesp e com mestrado em Administração Pública pelo IDP, é servidora pública de carreira desde 2013, quando começou a atuar no Fundo Social de Solidariedade de Santos. Trabalhou na Assessoria de Relações Comunitárias da Cosipa (hoje Usiminas) e foi secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) de 2021 a 2024.
- Cultura – Rafael Leal
Publicitário e pós-graduado em marketing e gestão pública, com módulo internacional na Universidade de Oxford, no Reino Unido.Ingressou na Prefeitura de Santos em 2013, na Secretaria de Cultura (Secult). Em 2017, assumiu a Secretaria de Turismo (Setur), tornando-se o mais jovem a liderar a pasta até então. No ano seguinte foi nomeado secretário de Cultura, função que exerce até a presente data.
- Desenvolvimento Social – Elias Júnior
Advogado, formado pela Universidade Católica de Santos e pós-graduado em Direito do Trabalho Portuário e Marítimo pela Universidade Santa Cecília. Há 20 anos atua na área jurídica, sendo 10 deles como advogado no setor portuário. Foi o primeiro coordenador do Núcleo de Jovens da Associação Comercial de Santos. Foi também coordenador na Facesp- Jovem, conselheiro na Conaje e diretor de ações regionais e membro do Conselho de Relações do Trabalho da Fiesp de 2018 a 2022. Entre 2016 e 2020 presidiu o Camps Santos. Trabalhou como secretário de Assuntos Portuários e Emprego de Santos, de abril a dezembro de 2024.
- Educação – Audrey Kleys
Jornalista, bacharel em Direito, pós-graduada em Formação de Professores em Educação à Distância e em Fortalecimento de Conselho de Escola, na Universidade Federal de São Carlos. Pela Escola Paulista de Magistratura realizou o curso de Gestão de Projetos de Justiça Restaurativa. Trabalhou por 16 anos na TV Tribuna e em 2013 ingressou na Secretaria Municipal de Educação de Santos como secretária-adjunta. Foi eleita vereadora em 2016 e reeleita em 2020. Em 2022 elegeu-se deputada estadual. Em 2023 foi eleita presidente da União dos Vereadores da Baixada Santista. Assumiu em maio do mesmo ano a Secretaria de Desenvolvimento Social de Santos. Em abril de 2024 voltou à Câmara Municipal e, em outubro deste ano, foi eleita vice-prefeita.
- Esportes – Rogério Sampaio
Representou a Cidade em Jogos Regionais e Abertos de 1983 a 2012, como atleta, técnico e chefe de delegação. Medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona 92. Conquistou o bronze nos mundiais de Hamilton, em 93, e no Universitário de 1994, na Alemanha. Foi gestor esportivo na Prefeitura entre 2004 e 2012 e, na Fundação Pró-Esporte (Fupes), foi diretor-técnico e diretor-presidente. De 2013 a 2015, atuou como coordenador de Esporte de Alto Rendimento da Prefeitura de São Paulo. De 2016 e 2018, foi secretário nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e secretário nacional do Alto Rendimento. Também foi diretor geral do Comitê Olímpico do Brasil nos Jogos Olímpicos Tokyo 2021 e Paris 2024. Atuou ainda como chefe da missão nos Jogos Pan Americanos de Santiago (2023) e Olímpicos de Paris (2024). Atuou ainda como chefe da missão nos Jogos Pan Americanos de Santiago (2023) e Olímpicos de Paris (2024).
- Finanças e Gestão – Adriano Leocadio
Economista, com especialização em gestão pública municipal, Adriano Leocadio é concursado da Prefeitura de Santos desde 2008 e já foi presidente da Caixa de Assistência ao Servidor Público Municipal de Santos (Capep-Saúde), chefe do departamento administrativo e financeiro do IprevSantos, diretor financeiro do Parque Tecnológico e chefe do departamento de controle financeiro da Secretaria de Finanças, além de ter exercido cargo de assessor econômico da pasta.
- Chefia de Gabinete – Rafael Oliva
Servidor público da Prefeitura de Santos, jornalista, mestre em Psicologia e Políticas Públicas, pós-graduado em Gestão Pública e MBA em Gestão Empresarial.
- Governo – Fábio Ferraz
Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela FGV/SP, Master em Liderança e Gestão pelo CLP – Centro de Liderança Pública com Módulo Internacional na Harvard Kennedy School of Governament, Especialista em Direito Processual Civil e Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Santos. Foi secretário municipal de Planejamento e Inovação de 2021 a 2022, secretário municipal de Saúde de 2017 a 2020, secretário municipal de Gestão de 2013 a 2016, diretor de Habitação da Cohab-ST – Companhia de Habitação da Baixada Santista, chefe de gabinete na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, assessor Parlamentar na Câmara Municipal de Santos e exerceu a advocacia nas áreas previdenciária e trabalhista. É secretário municipal de Governo desde 2023.
- Infraestrutura e Serviços Públicos – Fabrício Cardoso
Empresário há 25 anos, graduado em Finanças e pós-graduado em Gestão Pública. Eleito em 2024 para o terceiro mandato como vereador na Cidade. Ocupou o cargo de vice-presidente da Câmara Municipal de Santos nos biênios 2017-2018 e 2021-2022. Presidiu comissões como a de Fiscalização e Controle (CFC), a Comissão de Ética, Decoro e Corregedoria (CEDC) e a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS).
- Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade – Glaucus Farinello
Arquiteto e urbanista formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Santos em 2004. Servidor de carreira da Prefeitura há 18 anos. Coordenou a revisão do novo Plano Diretor e da lei de uso e ocupação do solo. Liderou, pela Prefeitura, estudos e projetos vinculados à parceria com a Comunitas e o escritório do arquiteto Jaime Lerner. Na Secretaria de Infraestrutura e Edificações, ocupou o cargo de chefe do Departamento de Obras Públicas (2012 a 2015), chefe do Departamento de Planejamento (2015 a 2016), estruturando o Departamento de Infraestrutura Urbana.Entre 2017 e 2018, foi secretário adjunto na Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Sedurb e no período de 2018 a 2020, gerenciou o Programa Nova Ponta da Praia. Foi secretário de Desenvolvimento Urbano de 2021 a 2024.
- Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos – Nina Barbosa
Formada em Comunicação Social pela Universidade Católica de Santos (UniSantos) e tem mais de 20 anos de experiência profissional nos principais veículos de comunicação do País, atuando na capital paulista, no interior de São Paulo e, especialmente, na Baixada Santista. Aperfeiçoou seus conhecimentos em Toronto, no Canadá, um país multicultural onde a diversidade, a qualidade de vida da melhor idade e os direitos humanos são pautas constantes em todos os segmentos.
- Obras e Edificações – Larissa Cordeiro
Engenheira civil formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Bauru, com pós-graduação em gestão empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), é servidora pública de carreira desde 2013, tendo exercido a função de diretora do Escritório de Projetos e Assuntos Metropolitanos (EPAM), da Secretaria de Governo.Nos anos de 2019 e 2020 atuou como secretária-adjunta da Secretaria de Serviços Públicos e como secretária de Serviços Públicos, em substituição. Antes de ingressar na Prefeitura , trabalhou em grandes empresas de São Paulo e Manaus (AM), na área de engenharia. Esteve à frente da Secretaria de Infraestrutura e Edificações de 2021 a 2022; e da Secretaria de Obras e Edificações, de 2023 a 2024.
- Ouvidoria e Controle – Marcos Libório
Engenheiro industrial químico, funcionário público concursado, exerceu a função de secretário municipal de Meio Ambiente de Santos de 2020 a 2022. Também foi secretário-adjunto, chefe de Departamento de Parques e Proteção à Vida Animal, assessor de gabinete da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e chefe de Laboratório de Controle Ambiental. Também foi presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Santos de 2019 a 2020.
- Prefeituras Regionais – Rivaldo Santos
Funcionário de carreira da Prefeitura de Santos desde 1991, é bacharel em Comunicação Social e em Direito pela UniSantos (Universidade Católica de Santos). Trabalhou como assessor parlamentar e foi repórter do jornal A Tribuna. De 2007 a 2012, coordenou assessoria de comunicação de deputado na Assembleia Legislativa e no Governo do Estado, e foi secretário municipal de Comunicação de janeiro de 2013 a julho de 2016. Foi ouvidor municipal de 2016 a 2024.
- Procuradoria Geral – Renata Arraes
Formada pela Faculdade Católica de Direito de Santos, da Universidade Católica de Santos (UniSantos). Em 1998, foi aprovada no concurso público para escrevente técnico judiciário do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJESP), cargo exercido até 2003. Em 2003, foi aprovada no concurso público para Procurador do Município de Santo André, tendo permanecido como titular do cargo até 2006. No ano de 2006, foi aprovada em 1º lugar no concurso público para Procurador do Município de Santos. Na Procuradoria de Santos, assumiu em 2009, como coordenadora de Execuções Fiscais, junto à Procuradoria Fiscal do Município. Em 2010, foi nomeada chefe da Procuradoria Judicial (Projur), cargo que ocupou até maio de 2017. Em seguida, foi nomeada Procuradora Geral do Município de Santos, cargo que ocupa até a presente data.
- Saúde – Fábio Lopez
Advogado, mestrando em Direito da Saúde, pós-graduado em Direito Constitucional e Administrativo.Desde 2005 exerceu diversas funções públicas de direção. Foi Diretor Regional do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE), órgão do Governo do Estado. Atuou como secretário municipal nas prefeituras de São Vicente e de São Sebastião, além de chefe de departamento na Prefeitura de Santos. Também exerceu o cargo de chefe de gabinete na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
- Segurança – Raquel Gallinati
Formada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000), é mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007), pós-graduada em Ciências Penais pela Universidade Anhanguera – Uniderp (2011), pós-graduada em Direito de Polícia Judiciária na Academia Nacional de Polícia (ANP da Polícia Federal) de Brasília (2020) e pós-graduada em Processo Penal pela Escola Paulista da Magistratura (2023). Atuou como advogada de 2001 a 2011 e foi aprovada no concurso para delegado de polícia, em 2012. Primeira mulher a presidir o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo. Em 2021, foi eleita para compor a diretoria nacional da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil – Adepol do Brasil, e para atuar na vice-presidência da Federação Nacional dos Delegados de Polícia Civil. Foi secretária de Segurança em Santos no período de 25 de junho a 31 de dezembro de 2024
- Turismo e Empreendedorismo – Thiago Papa
Graduado em Direito pela Universidade Católica de Santos em 2008, possui experiência de oito anos na área de Direito Público em escritórios de advocacia na cidade de São Paulo.Desde 2014, atua em Santos como advogado, com enfoque nas áreas de Direito Público, Cível e Imobiliário. Paralelamente, exerceu a função de assessor jurídico na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, prestando suporte técnico-legislativo. Em 2024, foi eleito vereador suplente para a Câmara Municipal de Santos.
Vereadores eleitos
- Débora Camilo (PSOL)
- Fabrício Cardoso (Pode)
- Dr. Caseiro (PT)
- Paulo Miyasiro (Republicanos)
- Sergio Santana (PL)
- Rui De Rosis Jr. (PL)
- Renata Bravo (PSD)
- Lincoln Reis (Pode)
- Adilson Junior (PP)
- Fabio Duarte (PL)
- Allison Sales (PL)
- Bruno Orlandi (PSD)
- Adriano Piemonte (União Brasil)
- Zequinha Teixeira (PP)
- Marcelo Téo (PP)
- Benedito Furtado (PSB)
- Rafael Pasquarelli (União Brasil)
- Cacá Teixeira (PSDB)
- Bispo Mauricio Campos (Republicanos)
- Chico Do Settaport (PT)
- Chita (PSB)