Condesb aprova Selo Metropolitano de Turismo na Baixada Santista

Por Santa Portal em 26/10/2021 às 20:01

Divulgação/Prefeitura de Santos
Divulgação/Prefeitura de Santos

Após anos de estudos e discussão, o Selo Metropolitano de Turismo foi aprovado nesta terça-feira (26), durante reunião do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb). A certificação visa a integração do turismo regional e prevê a isenção de taxas de entrada e circulação de veículos para fins turísticos na Baixada Santista, exclusivamente para agências regulares do setor, inscritas no Cadastur.

Segundo a coordenadora da Câmara Temática de Turismo, Ana Cristina Clemente, o objetivo do selo é aumentar o consumo no comércio local e o estímulo ao fluxo turístico ordenado, além de promover o maior envolvimento da população na atividade turística regional.

Isso acontece porque o selo facilita a circulação de ônibus e micro-ônibus de turismo entre as cidades da Baixada Santista.

Estiveram presentes o prefeito de Santos, Rogério Santos, também presidente do colegiado, além dos prefeitos de Bertioga, Caio Matheus; de Itanhaém, Tiago Cervantes; de São Vicente, Kayo Amado e de Mongaguá.

O selo será válido para viagens de um dia ou pernoite, que integrem duas ou mais cidades da região. Por meio de cadastro em uma plataforma online, exclusiva para agências de turismo regulares cadastradas no País e certificadas pelo Cadastur, as companhias poderão submeter a rota que desejam seguir à aprovação dos municípios, extinguindo a necessidade de solicitar autorização à cada cidade, individualmente. Outro benefício para as agências é a isenção de taxas de entrada e circulação.

“Com certeza, o selo vai contribuir muito com o turismo regional, que tende a aumentar a partir de agora, diante dos números positivos da vacinação e da flexibilização das medidas em relação ao coronavírus”, disse o prefeito Rogério Santos.

O selo foi desenvolvido pela Câmara Temática de Turismo da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), à qual caberá a disponibilização da plataforma e a definição da data de início do programa.

Cadastro

As companhias deverão se cadastrar na plataforma informando dados em relação à empresa, como o número de registro no Cadastur e CNPJ, e a respeito do responsável pela agência, como nome completo e CPF. Após aprovada, cada companhia receberá o próprio login e senha para facilitar a realização das próximas solicitações.

As datas de ida e volta do veículo, local de hospedagem (em caso de viagens que durem mais de um dia), cidades pela qual passará e pontos turísticos a serem visitados serão parte dos dados exigidos pela plataforma no momento da solicitação. Os órgãos responsáveis pelo turismo de cada cidade poderão avaliar o pedido e aprovar ou não a solicitação. 

Como funciona

Após a aprovação, será emitido um selo em formato de QR Code, a ser afixado na parte externa do veículo. De forma prática, com o telefone celular apontado para o código, fiscais das nove cidades da Baixada poderão conferir se a documentação da agência responsável pelo tour está válida, se houve aprovação da rota, origem do veículo, entre outras informações, e assim, tomar as providências para cada situação.

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