31/12/2018

RETROSPECTIVA: Copa do Mundo, Eleições e tragédias marcaram 2018

Por #Santaportal em 31/12/2018 às 14:41

RETROSPECTIVA 2018 – Este ano foi muito movimentado e, segundo alguns, superou os acontecimento de 2017. Teve atentado ao candidato à presidência, assassinato misterioso de vereadora do Rio de Janeiro, Museu Nacional pegou fogo…. Quer saber com detalhes os maiores acontecimentos? Então fique ligado, porque o #Santaportal preparou uma matéria especial sobre isso.

Janeiro 
Logo no primeiro dia do ano, a Superintendência Executiva de Administração Penitenciária (Seap) informou que ocorreu uma rebelião na Colônia Agroindustrial do Regime Semiaberto , no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, que resultou em nove mortos e 14 feridos.

O mês também foi marcado por acontecimentos envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com julgamento marcado para o dia 24, durante o tempo que antecedeu, milhares de pessoas em todo o mundo se manifestaram a favor dele .

O resultado do julgamento foi condenação a 12 anos e um mês de cadeia em segunda instância. Os advogados do político não tardaram e entraram com pedido de habeas corpus no STJ contra . Segundo a defesa de Lula, o cumprimento imediato da sentença seria “inconstitucional”.

Apesar de estar em situação incerta com a justiça, Lula foi lançada pelo PT como pré-candidato a presente da República.

Fevereiro
O presidente Michel Temer decretou a intervenção militar no Rio de Janeiro , devido ao estado de criminalidade. Para ter noção, em janeiro foram registrados 688 tiroteios, o que representa uma média de 22 por dia. Sendo assim, mais de 3 mil integrantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, como policiais civis e militares, homens das Forças Nacional de Segurança e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), montaram pontos de bloqueio e fiscalização nas vias de acesso no Rio.

Como consequência da Intervenção, foi alterada a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata da reforma da Previdência.

O Carnaval é um dos momentos mais esperados pelos brasileiros. Em 2018, em Santos, a campeã foi a União Imperial . No Rio, o destaque foi para a Beija-Flor e, em São Paulo, para a Acadêmicos do Tucuruvi.

Março
Um caso que mexe até hoje com a população e que ainda está sendo investigado é o assassinato da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco (PSOL) , que foi assassinada com quatro tiros na cabeça. O motorista do automóvel também foi atingido pelos disparos. Ambos morreram ainda no local.

Outro ponto de destaque no mês foi a quebra do sigilo bancário de Michel Temer . O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou no âmbito do inquérito que o investiga por supostas irregularidades na edição do chamado “Decreto dos Portos”, em que está sendo investigado por suposto favorecimento à empresa Rodrimar S/A, que atua no Porto de Santos, ao editar o Decreto dos Portos, de 2017.

Abril
Um dos grandes acontecimentos do ano foi a prisão do ex-presidente Lula . Foi condenado a á 12 anos e um mês por corrupção e lavagem de dinheiro, ele ficará preso em uma sala especial da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. É importante ressaltar que é o é o primeiro presidente da República do Brasil preso por crime comum.  

Maio
Insatisfeitos com o aumento no preço dos combustíveis, em especial, gasolina e diesel, os caminhoneiros entrarem em greve para reivindicar a redução do valor. Após várias tentativas de negociação e uma mobilização que – praticamente- parou o país , o governo anunciou a redução de R$ 0,46 por litro do diesel . No total, foram 11 dias de paralisação.

Em maio, também aconteceu uma verdadeira tragédia: um prédio de 26 andares no centro da capital paulista, onde viviam 50 famílias, desabou em chama , após ter sido atingido por um incêndio. Ao todo, 1,7 mil bombeiros participaram da operação de combate ao incêndio e busca de vítimas no local.

Junho
Na Arábia Saudita, as mulheres estão caminhando para a igualdade. Entrou em vigor um decreto que autorizou mulheres a dirigirem no país , que era o único do mundo que não reconhecia esse direito às cidadãs do sexo feminino.

Nos Estados Unidos, foi adotada uma política de “tolerância zero” pelo governo Donald Trump para imigrantes ilegais. Mais de 2 mil crianças de diversas nacionalidades foram separadas dos pais e levadas para abrigos nos EUA. Desse total, 49 são crianças e adolescentes brasileiros.

Julho
O Brasil é considerado o país do futebol, então pode-se imaginar como ficou o brasileiro em época de Copa do Mundo em completa euforia.  Porém, toda a fé em torno do hexa não foi o suficiente. A seleção brasileira foi eliminada nas quartas de final, ao ser derrotada pela Bélgica, por 2 a 1. O título da Copa ficou com a França, que bateu a surpreendente Croácia na final, por 4 a 2, em Moscou.

O mundo inteiro ficou com o coração na mão torcendo pelo final feliz de uma história envolvendo 13 pessoas. O time “Javalis Selvagens”, da Tailândia, composto por 12 meninos com idades entre 11 e 16 anos, e o treinador, de 25 anos, ficaram presos em uma caverna no norte do país. Eles estavam um passeio pelo parque nacional Tham Luang quando chuvas torrenciais atingiram o local. Em busca de abrigo, entraram em uma caverna, que alagou. O grupo ficou desaparecido por 10 dias.

Após três dias de operação de resgate , os meninos foram salvos. A operação foi perigosa: as galerias subterrâneas estavam completamente escuras e eram de difícil acesso. Sendo assim, precisaram atravessar trechos inundados, muito estreitos e com um relevo bastante acidentado. (LEIA TAMBÉM:  Meninos falam sobre os dias em que ficaram presos em caverna na Tailândia ).

No Brasil, o tempo não esteve nada bom para o ex-presidente Lula. O Tribunal Regional Federal 4 (TRF-4), com sede em Porto Alegre, emitiu um habeas corpus para sua soltura. Entretanto, o juiz Sérgio Moro foi contra a decisão.

Agosto
Em Agosto, o clima esquentou com a proximidade das eleições. Aliás, não só por isso, mas porque o ex-presidente Lula teve sua candidatura registrada pelo TSE . A noticia causou alvoroço e teve contestações. Vale ressaltar que, mesmo com a situação incerta, Lula liderava as intenções de voto.

Devido a situação caótica na Venezuela, venezuelanos começaram a buscar abrigo no Brasil. Moradores de Roraima expulsaram os refugiados e atearam fogo nos pertences, por estarem revoltados com a presença deles.

No futebol, o Santos sofreu um inesperado golpe no tapetão e foi eliminado da Copa Libertadores da América. Após empatar na Argentina com o Independiente, por 0 a 0, o Peixe foi denunciado nos tribuinais da Conmebol por uma suposta escalação irregular do meia Carlos Sánchez. A diretoria santista tentou alegar inocência, mas o clube foi condenado com uma derrota por 3 a 0 pela presença do uruguaio no jogo de ida.  Em campo, o time alvinegro não conseguiu reverter a desvantagem e, após empatar por 0 a 0 no Pacaembu, acabou eliminado da competição.

Setembro
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu impugnar a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência nas eleições de outubro. O acontecimento repercutiu na imprensa internacional.

Um momento triste para a pesquisa no Brasil. Um incêndio de enormes proporções atingiu o Museu Nacional do Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na Zona Norte da capital fluminense. Quase 90% do acervo foi destruído.

Com as eleições próximas e os ânimos à flor da pele, um acontecimento inesperado: Jair Bolsonaro, até então, candidato pelo PSL, recebeu uma facada no abdômen em meio ao tumulto que se formou em volta dele em um ato político, em Juiz de Fora (MG). Durante a operação, Bolsonaro teve o intestino delgado costurado e parte do intestino grosso retirada. O autor do ataque disse a policiais que estava cumprindo uma “ordem de Deus”. 

Outubro
Outubro foi o mês da eleição presidencial. Antes mesmo do fim da apuração no primeiro turno, Jair Bolsonaro e Fernando Haddad já estavam garantidos para a segunda etapa da disputa . Bolsonaro teve 46,70% dos votos válidos, contra 28,37% para Fernando Haddad .

No segundo turno, sem muitas mudanças. Bolsonaro foi eleito presidente do Brasil , derrotando Haddad com 55,54% dos votos válidos contra 44,46%.

Um ponto que chamou atenção durante a campanha e período eleitoral foi a influência das fake news. O TSE precisou, inclusive, reunir as equipes dos dois candidatos (Bolsonaro e Haddad) para discutir sobre as notícias falsas.

João Doria (PSDB) foi eleito o novo governador de São Paulo . O tucano bateu Márcio França (PSB), atual governador, com 51,77% dos votos válidos contra 48,23% de seu adversário.z


O meio-campista Daniel, que tinha contrato com o São Paulo, mas estava emprestado ao São Bento, de Sorocaba, foi encontrado morto em um matagal em São José dos Pinhais, no Paraná. Durante a investigação, descobriram que o motivo do assassinato foi o envolvimento com uma mulher casada.

Segundo o Instituto Médico Legal (IML), uma arma branca foi o que causou a morte do jogador.O superintendente da Polícia Civil do Paraná, Edimilson Pereira disse que possivelmente foi uma “morte dolorosa”.

Novembro
Incêndios florestais ocorridos no estado da Califórnia
causam mortes de humanos e animais, destruições de casas e estabelecimentos comerciais, além de inúmeras pessoas terem ficado desaparecidas.

No Brasil, a situação não foi menos caótica. Cuba anunciou que abandonará o programa “Mais Médicos” , do governo federal, após declarações “ameaçadoras e depreciativas” do presidente eleito, Jair Bolsonaro. Teriam sido propostas “mudanças inaceitáveis”, o que fez 11 mil médicos voltarem para o país de origem.

Falando em Bolsonaro, ele anunciou durante entrevista coletiva no Superior Tribunal Militar, que pretende reduzir em 30% o número de servidores comissionados no Executivo .

O Senado aprovou projetos de lei que concedem aumento aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e ao procurador-geral da República. O reajuste altera o subsídio dos 11 integrantes do STF e da chefe do Ministério Público Federal de R$ 33,7 mil para R$ 39 mil Isso provoca efeito cascata sobre os funcionários do Judiciário, abrindo caminho também para um possível aumento dos vencimentos dos parlamentares e do presidente da República.

O ENEM também foi notícia. Além dos alunos atrasados que chamam atenção anualmente , a prova se destacou pela presença de temas atuais e pelo percentual de faltantes, que foi o menor desde 2009.

O final de novembro foi movimentado no futebol. Primeiro pela confusão envolvendo a final da Copa Libertadores da América. O ônibus que levava a delegação do Boca Juniors para o Monumental de Núñez foi apedrejado pela torcida do River Plate. Com o episódio, a decisão acabou sendo adiada. 

Além disso, o Palmeiras, do veterano treinador Felipão, atropelou os rivais e se sagrou campeão brasileira pela décima vez em sua história.

Dezembro
Após o impasse envolvendo o novo local da decisão da Libertadores, River e Boca fizeram a final do torneio no Estádio Santiago Bernabéu, em Madri (Espanha). Em jogo emocionante, o River Plate ficou com o título. Mas o atual campeão da Libertadores decepcionou no Mundial de Clubes da Fifa e foi eliminado pelo Al Ain (Emiradores Árabes), nas semifinais.  O Real Madrid ficou com o título do Mundial.

Um caso que revoltou a Internet! No início do mês, um cachorro foi espancado e envenenado por um segurança de uma unidade do Carrefour em Osasco, na região metropolitana de São Paulo. A filmagem do ocorrido vazou e um inquérito foi instaurado.

O médium João Teixeira de Faria, conhecido internacionalmente como João de Deus, foi denunciado por abuso sexual . O escândalo veio à tona quando o programa Conversa com Bial, da TV Globo, veiculou o relato de várias mulheres que afirmam terem sido vítimas.

Ele foi acusado de ter abusado sexualmente de mais de 300 mulheres que o procuraram para cirurgias espirituais. O médium foi preso , mas nega as acusações.

Outro destaque do ano foi a intervenção federal em Roraima em decorrência do “grave comprometimento da ordem pública”, devido aos problemas relacionados à segurança e ao sistema penitenciário do estado.

Além disso, após nove meses da morte de Marielle Franco e Anderson Gomes, o ex-policial militar Renato Nascimento Santos foi preso suspeito de ser um dos ocupantes do carro onde estava o assassino da vereadora e do motorista.

 

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.