Rede hoteleira de São Vicente comemora 95% de ocupação nos primeiros dias do ano

Por #Santaportal em 16/01/2019 às 18:08

SÃO VICENTE – A rede hoteleira de São Vicente vive o melhor momento dos últimos anos. Após ocupação total no Réveillon, os seis hotéis e 14 pousadas da Cidade registraram 95% das vagas nos 15 primeiros dias do ano. Traduzindo em números, da capacidade de 2,5 mil leitos, a ocupação, em média, é de 2.350.

Os dados são da Secretaria de Turismo (Setur), com base no levantamento realizado anualmente pela equipe técnica da Setur, formada por turismólogos e estagiários. Desde 2015, o número de turistas quadruplicou no município. ?Percebemos que São Vicente tem sido procurada com mais frequência e isso se deve a um grande empenho de todas as secretarias em apresentar melhorias na Cidade?, destacou o secretário Henrique Marx, referindo-se a medidas como ampliação da iluminação na orla da praia, atrações culturais e artísticas aos veranistas, limpeza das praias, reforço da segurança com efetivo da Polícia Militar, entre outras ações de zeladoria que contribuem para mais turistas optarem por visitar São Vicente.

Para Marx, além da boa infraestrutura da Cidade, os visitantes também percebem a evolução dos hotéis e pousadas, com bom atendimento, serviços de qualidade e diárias acessíveis. ?É essa junção de fatores que leva à ascensão de procura a cada feriado, férias e, principalmente no verão, onde quase há a totalidade de ocupação de leitos e quartos?.

Gerente do Palais Hotel, no bairro do Itararé, Vinícius Oliveira, de 35 anos, afirma que este é o melhor início de ano desde a inauguração, em outubro de 2010. Para atender à demanda, o número de funcionários aumentou em 30%, e os 40 apartamentos foram ocupados nos dez primeiros dias de 2019.  ?A Cidade melhorou muito na limpeza, transporte público e isso reflete no bom movimento?, analisou, lembrando que os visitantes buscam não apenas se bronzear na praia, mas também os quiosques de lanches, o teleférico e os shows do Litoral Festival. O otimismo se estende para o Carnaval. ?A volta dos blocos de rua também atrai hóspedes e nossa expectativa é de uma grande ocupação?.

O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e do Vale do Ribeira (SinHoRes), Heitor Gonzalez, acredita que, além das altas temperaturas registradas em janeiro, o mercado retomou o aquecimento após a crise financeira que afetou os turistas nos últimos dois anos. ?São Vicente é um destino muito procurado por ter belas praias e boas opções de restaurantes e hotéis, por isso, o aumento na ocupação é visível durante o mês de férias?, disse.

Diretor do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Hoteleiro, Bares, Restaurantes e Similares da Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira (Sinthoress), Altenor Novaes, encara como positivo para a categoria esse momento na rede de hotéis e pousadas de São Vicente. ?A ocupação traz mais emprego, renda e desenvolvimento?, avaliou. Já o assessor do Sinthoress, Márcio Miorim, destaca que, a partir do momento que o mercado exige mão de obra qualificada, ?nossa luta é que esse bom preparo seja traduzido em melhores salários e garantia de direitos aos profissionais?.

Reflexos
Os números apresentados pelos hotéis refletem o movimento verificado no comércio, em especial os estabelecimentos no Centro e próximos à orla. Dono do restaurante Gáudio, no Gonzaguinha, Carlos Manuel Pedro Lopes, 44 anos, conta que ?esta é a melhor temporada dos últimos dez anos. O movimento aumentou 20% em relação a 2018?, afirmou o comerciante, que há 25 anos trabalha no local.

CADASTUR 
Mutirões realizados a partir de 2017, em que funcionários da Setur dirigiram-se aos estabelecimentos para incentivar o ingresso no CADASTUR, elevou para 65% o número de hotéis cadastrados. Há dois anos, a adesão não chegava a 30%.

O CADASTUR é um sistema online de cadastro dos prestadores de serviços turísticos, executado pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com os órgãos oficiais de turismo nos 26 Estados do Brasil e no Distrito Federal. O sistema permite o acesso a diferentes dados sobre os prestadores de serviços turísticos cadastrados com o objetivo de promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil. Esse banco de dados, além dos inúmeros benefícios para o setor, é uma importante fonte de consulta para o mercado turístico brasileiro. A partir da Lei do Turismo 11.771/08, o cadastro no MTur foi instituído para as empresas e os profissionais de turismo.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.