15/02/2022

PF deflagra operação contra tráfico internacional de drogas na Baixada Santista

Por Folha Press em 15/02/2022 às 10:55

Equipes da Receita Federal, Polícia Federal e Ministério Público Federal deflagram, nesta terça-feira (15), a Operação Turfe em combate a uma organização criminosa suspeita de tráfico de drogas internacional, por meio de portos de São Paulo e Rio de Janeiro, e também de lavagem de dinheiro. Na Baixada Santista, Guarujá, Santos e Praia Grande são alvos da operação.

Ao todo, serão cumpridos 19 mandados de prisão e 22 mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados e nas empresas supostamente ligadas à organização. De acordo com a Receita Federal, ao menos quatro mandados de busca e apreensão devem ser cumpridos na Capital.

A investigação teve início há pouco mais de um ano e identificou uma organização criminosa que atua no transporte de cocaína da fronteira oeste do Brasil até portos do Rio de Janeiro e São Paulo. O entorpecente era colocado em contêineres que seriam exportados, prática conhecida como rip on rip off.

Também foi identificada uma rede utilizada para lavagem de dinheiro dessa organização, que utilizava empresas e até pessoas físicas para evitar o rastreio dos recursos financeiros obtidos de forma ilícita. Ainda conforme a Receita Federal, as operações de exportação foram monitoradas em conjunto com a Polícia Federal, que realizou a análise fiscal de diversos investigados, contribuindo para a suspeita de lavagem de dinheiro.

Além dos mandados de prisão e busca e apreensão, a Justiça Federal também decretou o sequestro de aproximadamente R$ 250 milhões em bens. As ações ocorrem simultaneamente em cinco estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.