Receita antecipa pagamento do último lote da restituição do IR; veja como consultar e o que fazer
Por Santa Portal em 02/09/2025 às 16:00
A Receita Federal antecipou o pagamento do último lote de restituição do Imposto de Renda 2025, que estava previsto para o dia 30 de setembro. Segundo o órgão, todas as declarações entregues no prazo e sem inconsistências tiveram o dinheiro liberado.
O calendário previa o pagamento em cinco lotes, entre maio e setembro. Segundo o órgão, com a antecipação, todos os contribuintes com direito à restituição e que não estavam com pendências na declaração receberam o dinheiro até o lote de agosto, pago no dia 29.
O dinheiro da restituição é liberado na conta informada na declaração ou por Pix, caso essa seja a opção do contribuinte e se a chave for o CPF.
Quem declarou neste ano, tem restituição e não recebeu o dinheiro em nenhum deles caiu na malha fina. Será preciso corrigir as informações, enviando uma retificadora, para ter os valores.
Depois, a Receita começa a pagar lotes residuais, que incluem contribuintes atrasados e os que saíram da malha fina deste e de anos anteriores.
Como consutar se entrei no lote?
Entre no site de consulta da restituição:
Informe CPF, data de nascimento e selecione 2025 em “Exercício”
Clique em “Sou humano” e, depois, em “Consultar”
Em seguida, o programa informa se você está na lista de restituição
Segundo o órgão, até o momento, foi pago um montante de R$ 36,6 bilhões em restituições para mais de 22,6 milhões de contribuintes.
O que posso fazer se não tive a restituição liberado neste lote?
Segundo a Receita, quem não recebeu a restituição deve acessar a página do órgão na internet, no campo “Meu Imposto de Renda”, e consultar a situação da declaração pelo “Extrato do Processamento”.
Se houver alguma pendência, é possível corrigi-la e enviar uma declaração retificadora para corrigir eventuais erros.
É possível reagendar o crédito no Banco do Brasil em até um ano, no site, ou na central de relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-7290001 (demais localidades) e 0800-7290088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição em até um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Qual era o calendário inicial?
O calendário de restituição do IR previa que os pagamentos aconteceriam em cinco lotes, pagos de maio a setembro. O primeiro deles foi liberado no dia 30 de maio, último dia para entregar a declaração deste ano, e o último sairia no dia 30 de setembro, mas foi antecipado para agosto.