Crianças de escola no Parque Bitaru viram figurinhas da Copa
Por Santa Portal em 24/09/2022 às 13:30
A cada quatro anos, o álbum oficial da Copa do Mundo vira febre nacional. Na EMEIEF Jonas Rodrigues, em São Vicente, a professora Daniele Aurungo do Nascimento Abrantes, 41 anos, transformou seus alunos do 4º ano B em figurinhas, que são coladas em um livro ilustrado personalizado a cada atividade realizada.
A ideia veio após uma pesquisa na Internet. “Vi alguns trabalhos parecidos e decidi adaptar em sala de aula”. O diferencial é que a cada tarefa cumprida, os alunos pegam até três figurinhas no ‘pacotão’. “É uma forma de incentivá-los de maneira divertida, deixando-os mais empenhados”, conta a professora, que com uso de um aplicativo transformou a foto de cada aluno (e a dela própria) em caricatura, todos com o uniforme da seleção brasileira. No total são 29 cromos autoadesivos.
Adrian Henry, 9 anos, é o número 1 do álbum e já colou a sua própria figurinha. “Achei muito legal e vou guardar para sempre”. Giovana, 10 anos, conta que nunca havia colecionado figurinhas. “Fiquei muito animada quando colei a primeira. Estou ansiosa para pegar a número 8”, revelou, referindo-se ao número do cromo com a sua imagem. Vitor Hugo, 10 anos, disse que a iniciativa foi comentada em casa. “Minha mãe adorou o álbum da escola”.
Não foi só a família que aprovou. A coordenadora pedagógica da unidade, Cristiane Morgado dos Santos, 42 anos, afirmou que “a ideia é expandir o projeto, com um mural de figurinhas com funcionários, professores e equipe gestora”.
A também coordenadora Sueli Martins Oliver, 53 anos, destacou que “iniciativas como esta vêm a agregar e multiplicar outras ações, motivando demais professores e a equipe”.
Com 31 turmas e 38 professores, a EMEIEF Jonas Rodrigues atende 736 crianças até o 5º ano do ensino fundamental.