Quintal Tangará retrata a “velha infância” para as crianças

Por Santa Portal em 13/09/2021 às 10:32

Divulgação
Divulgação

Localizado na Rua Dom Duarte Lepoldo e Silva, 201 no Marapé, o Quintal Tangará é um espaço de convivência e acolhimento para a infância. Uma casa de brincar, com um lindo quintal brincante que realiza um trabalho de educação não formal, pautado na arte educação, tocado pela cultura popular brasileira, permeado de natureza com tempo, espaço e respeito as práticas de livre brincar e ao fazer artístico.

Uma casa aconchegante e acolhedora com um quintal com jeitinho de casa de vó. Árvores frutíferas, chão de areia, casinha de boneca, carrinhos de madeira, bonecas de pano. Brinquedos simples e desconstruídos ao alcance da criatividade infantil. O espaço nasce de um sonho e das necessidades ligadas a infância contemporânea. É um projeto iniciado a mais de 8 anos, idealizado pela artista e arte educadora Fernanda Iannuzzi.

Seu trabalho já habitou vários quintais e espaços de arte educação da nossa região.  Em 2021 o sonho ganhou  forma em uma casinha antiga, no bairro do Marapé. Foram 6 meses de obra que transformaram uma casa sem graça em um lugar muito especial repleto de cores, natureza e muita vida. Longe de eletrônicos e materiais plastificados, o espaço propõe a criança sentir o mundo a sua volta através de um contato diário com elementos da natureza e vivências artísticas.

A simplicidade do lugar é um convite ao brincar livre, as experimentações com a natureza, a percepção dos sentidos, a descobertas e investigações que precisam de tempo e espaço para acontecerem.

O espaço oferece um trabalho de contraturno escolar pautado nas relações entre a criança e o movimento, o alimento (panificação), a natureza e a musicalidade. As vivências são tocadas pela diversidade da cultura popular brasileira e as estações do ano como caminhos norteadores desse processo, tornando os momentos mais orgânicos ao desenvolvimento da criança. O contraturno acontece de segunda a sexta, das 14h às 18h, para crianças a partir de 2 anos.

Também é possível incentivar as potencialidades artísticas das crianças através de oficinas em 4 linguagens diferentes. Teatro, Musicalização, Circo e Danças Brasileiras fazem parte da programação fixa do espaço. Os cursos, oferecem como diferencial um olhar respeitoso a infância com propostas tocadas pela cultura popular brasileira. As oficinas artísticas são destinadas a crianças a partir de 6 anos e acontecem de segunda à quinta, a partir das 18h30.

Vivências para famílias com bebês também fazem parte da programação. Vivências sensoriais, rítmicas e de movimento acontecem todo primeiro sábado do mês. No espaço também é possível realizar comemorações de aniversários intimistas e afetivas com propostas sustentáveis e minimalistas de decoração.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.