Quilombo do Pai Felipe recebe o 12º Encontro Paulista de Jongueiros
Por Santa Portal em 23/11/2024 às 07:00
O Quilombo do Pai Felipe, localizado na Vila Mathias, em Santos, recebe o 12º Encontro Paulista de Jongueiros no próximo dia 30 (sábado). Promovido pela Associação Sociocultural Zabelê, o evento reúne 10 comunidades de São Paulo para celebrar e preservar o Jongo, manifestação cultural afro-brasileira reconhecida como patrimônio imaterial do Brasil.
Com o tema “Ancestralidade tá no sangue, nossos mestres têm valor”, o encontro destacará a importância dos mestres e mestras na preservação dessa tradição. Durante todo o dia, das 10h30 às 22h, o público poderá participar de apresentações de rodas de jongo, homenagens aos mestres, rodas de conversa, além de apresentações musicais, como da Bateria Ritmo Perfeito da Escola de Samba Unidos da Zona Noroeste.
Mestra da Comunidade Zambelê, Juliana Clabunde destacou a relevância do evento para a valorização da herança e o enfrentamento ao racismo. “O Jongo, como expressão afro-brasileira, carrega uma profunda história de resistência e ancestralidade, mantendo vivas as memórias, valores e espiritualidade trazidas pelos africanos escravizados e seus descendentes”, disse.
O evento contará com a participação das seguintes comunidades jongueiras: Jongo do Tamandaré (Guaratinguetá), Jongo de Piquete (Piquete), Jongo Mistura da Raça (São José dos Campos), Jongo Embu das Artes (Embu das Artes), Jongo Dito Ribeiro (Campinas), Jongo Filhos da Semente (Indaiatuba), Jongo Tiduca (Cananéia), Jongo Crioulo (Taubaté), Jongo dos Guaianás (São Paulo), e Jongo Zabelê (Santos/Cubatão).