28/05/2018

Quatro cidades da região decretam situação de emergência; saiba quais são

Por #Santaportal em 28/05/2018 às 12:52

Baixada Santista – Quatro cidades da Baixada Santista já registraram estado de emergência. Cubatão, Peruíbe, Itanhaém e Guarujá já estão tomando medidas por conta da greve dos caminhoneiros. O #Santaportal separou as medidas adotadas pelas prefeituras.

Cubatão

A Administração Municipal decidiu decretar ponto facultativo nesta segunda-feira (28) e situação de emergência em Cubatão, além de instalar um gabinete especial de crise para monitorar essas questões e prevenir consequências mais graves na cidade.

Os serviços públicos essenciais continuam sendo prestados e não há desabastecimento de materiais na rede pública de Saúde. A frota municipal foi abastecida antes da escassez dos combustíveis e vem mantendo condições para o atendimento aos serviços prioritários.

Guarujá

Em reunião ocorrida nesta manhã ficou definido como prioridade neste momento o apoio ao abastecimento da frota de transporte público. A Prefeitura e a Polícia Militar estão tentando viabilizar essa medida o mais rápido possível, assim como continuar garantindo combustível também para serviços essenciais.

Paralelamente, diante da impossibilidade de locomoção de todo o corpo docente, bem como dos demais funcionários da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), o Município suspendeu as aulas e o atendimento nas unidades escolares até esta terça-feira (29).

O mesmo ocorreu com o atendimento de serviços da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), com suspensão do atendimento, também até esta terça (29), dos serviços do CRAS, CREAS, Centro POP, CATI, Diretoria de Segurança Alimentar, Vale Transporte de Pessoas com Deficiência, Casa dos Conselhos Municipais e Casa de Assistência Integrada (CAI).

Permanecem, entretanto, os serviços nos cinco Acolhimentos Institucionais Municipais, que funcionam 24 horas. Já os Conselhos Tutelares de Guarujá e Vicente de Carvalho funcionam em regime de plantão.

Na saúde os serviços estão mantidos, podendo, contudo, sofrer adequação de contingenciamento em decorrência da situação.

Itanhaém

Segundo a Administração Municipal, não haverá aula na rede municipal de ensino nem amanhã (29) nem quarta-feira (30), devido a falta de professores, merenda e transporte para atender os alunos.

“A Litoral Sul Transportes, responsável pelo transporte coletivo na Cidade, está trabalhando com redução de 50% nos horários de menor fluxo nas linhas Gaivota/Centro, Mambu/Centro e Cabuçu/Cesp. As outras linhas continuam com atendimento normalizado, porém o combustível está garantido até a manhã desta terça-feira (29)”, dizia em nota.

Quanto à coleta de lixo domiciliar, continua sendo realizada diariamente nas áreas comerciais. Nos bairros, os serviços passam a ocorrer em dias intercalados. Entretanto, os resíduos hospitalares deixaram de ser recolhidos.

O comunicado ainda informou que a Guarda Civil Municipal segue com viaturas atendendo normalmente e o Centro de Operações e Inteligência segue atendendo as ocorrências e monitorando qualquer tipo de problema

Peruíbe
O Comitê de Gerenciamento de Crise de Peruíbe se reuniu na manhã desta segunda-feira (28), sob o comando do prefeito Luiz Mauricio, para atualizar a situação decorrente dos reflexos da greve dos caminhoneiros e planejar novas ações diante das consequências do movimento. O encontro contou com as presenças dos secretários de Defesa Social, Assuntos Jurídicos, Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos, Educação, Saúde e Diretor do Departamento de Jornalismo.

A empresa Jundiá, concessionária do transporte coletivo na cidade, continua sem combustível para abastecer seus ônibus e colocá-los em operação nas 11 linhas que opera. Prefeitura e empresa fazem esforço conjunto, no momento, para viabilizar a aquisição de combustíveis direto da refinaria, com transporte feito sob escolta policial.

Já a Terracom, responsável pela coleta do lixo domiciliar e hospitalar continua com estoque de combustível suficiente para os próximos dias e atende normalmente. Os serviços de varrição de vias e logradouros, executados pela empresa FBF, também estão normais. A limpeza pós-feiras livres estão mantidos.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que está com funcionamento normal na UPA e AME. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Estratégia de Saúde da Família (ESF) podem apresentar atendimento parcial em função de ausência de funcionários que não tenham conseguido chegar ao local de trabalho. As ambulâncias do Município, inclusive as do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estão com combustível suficiente para o atendimento normal. Quanto ao transporte de pessoas para procedimentos que são realizados fora do município, estão priorizados para os pacientes que fazem hemodiálise.

Em razão da impossibilidade da prestação dos serviços do programa de transporte escolar e parcialmente do programa de merenda escolar, as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Peruíbe e Entidades Conveniadas estão funcionando de forma diferenciada nesta segunda-feira(28). Já terça (29) e quarta-feira (30), as aulas estão suspensas.

A Secretaria de Defesa Social está atuando em atendimentos prioritários. Viaturas estão colocadas em pontos estratégicos com o objetivo de facilitar deslocamentos, em caso de necessidade, a partir de acionamento pela Central de Monitoramento das câmeras distribuídas pela cidade.

Leia também:
> Paralisação de caminhoneiros chega ao 8º dia e Baixada Santista já sente reflexos
> Codesp alerta que operações no Porto de Santos ainda estão prejudicadas

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.