Quase 2 mil moradias serão construídas na área do Túnel Santos-Guarujá, afirma governo

Por Santa Portal em 08/09/2025 às 06:00

Divulgação/Governo de SP
Divulgação/Governo de SP

O Governo de São Paulo lançou na quinta-feira (4) o edital para construção de empreendimento uso misto para revitalização urbana e atendimento habitacional na área de emboque do túnel Santos-Guarujá, no bairro Macuco, em Santos, litoral de São Paulo.

O empreendimento Santos AE, que será construído pela Companhia de Desenvolvimento Urbano a Habitação (CDHU), prevê a construção de 1.769 unidades, sendo 762 unidades de Habitação de Interesse Social (HIS), voltadas a famílias com renda de até seis salários mínimos, e 1.007 unidades de Habitação de Mercado Popular (HMP), que admitem renda familiar de até dez salários mínimos, além de comércio, serviços e equipamentos públicos.

Os prédios serão localizados em três quarteirões situados no perímetro das avenidas Siqueira Campos, Senador Dantas e rua Padre Anchieta. O empreendimento prevê 170 mil m² de área construída, em terreno de propriedade da CPTM que tem 30 mil m².

A concepção do projeto ocorreu a partir do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) desenvolvido para a construção do túnel, somado a estudo que realizou um diagnóstico sociodemográfico; infraestrutura de serviços públicos, privados e comércio já existentes; infraestrutura viária e de transporte coletivo; empreendimentos imobiliários lançados no entorno; legislação urbanística, entre outros aspectos.

Os estudos indicaram que seria apropriado desenvolver um empreendimento de uso misto, já que o conceito de fachada ativa é amplamente adotado na cidade de Santos, além de aspectos como a boa visibilidade do local para varejo, bom fluxo de veículos, renda do entorno acima da média da cidade e topografia favorável.

O edifício contará com lajes corporativas que poderão abrigar sedes de órgãos públicos, além de um restaurante no terraço, com vista para o mar, e um auditório.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.