31/01/2017

Projeto Tóquio 2020: novos nadadores da Unisanta são apresentados oficialmente

Por #Santaportal em 31/01/2017 às 09:54

NATAÇÃO – Os novos atletas da equipe de natação da Universidade Santa Cecília (Unisanta)são apresentados ao público na manhã de hoje (31).A entrevista coletiva está sendo transmitada, AO VIVO, pela Santa Cecília TV .

Joanna Maranhão, Leonardo de Deus, Thiago Simon e Carol Bilich estão presentes, e antes da coletiva nadaram no Parque Aquático. Apenas Daiene Marçal Dias, que também faz parte do novo time da universidade, não estará entre os entrevistados, já que está na França em uma competição.

A entrevista começou com as declarações da reitora da Universidade Sílvia Teixeira Penteado,dapresidente da Instituição Lúcia Teixeira, do secretário de esporte de Santos Sadao Nakai, do pró-reitor administrativo da Unisanta Marcelo Teixeira e dopresidente da Federação Paulista Marcelo Luis Biazoli. Os jornalistas, de todos diversos veículos de comunicação, puderam fazer perguntas.

Em seguida, a medalhista olímpica Poliana Okimoto, Ana Marcela Cunha e Nicholas Santos foram convocados para a entrevista. Eles ficaram ao lado dos novos nomes, e responderam as perguntas dos jornalistas presentes.

As feras da natação brasileira irão integrar um projeto da universidade que visa a preparação para as Olimpíadas de Tóquio em 2020. Eles vão nadar ao lado de outras estrelas do time santista como as maratonistas Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha, os velocistas Nicholas Santos, Matheus Santana, Felipe Ribeiro e Alessandra Marchioro, além de Gabi Roncatto jovem promessa da natação brasileira, que fez sua estreia em olimpíadas no ano passado, ao lado de Santana.

Outra novidade que será anunciada na coletiva de imprensa é a mudança da nadadora Julia Sebastian para o Brasil. A argentina, que já defende há muitas temporadas a camisa da Unisanta, agora treinará na piscina da Instituição, em Santos. Julia é especialista nos 100 e 200 metros peito.

A coletiva de imprensa será realizado no Consistório da Unisanta (rua Oswaldo Cruz, 277, em Santos), às 11 horas.

A natação da Unisanta lidera o ranking nacional entre as equipes de instituições de ensino, está entre as potências da natação brasileira, ao lado de tradicionais clubes da capital.

Considerada a universidade que mais investe no esporte no País, a exemplo das instituições americanas que aliam com êxito a educação e o esporte, a Unisanta mantém uma equipe multidisciplinar de profissionais em várias especialidades e possui estrutura modelo. Seu parque aquático segue padrões e normas da Federação Internacional de Natação (Fina) e já sediou campeonatos nacionais.

Olimpíadas

Em 2016, o Complexo Poliesportivo da Unisanta foi escolhido como local de treinamento das seleções da Itália (natação, triatlo e maratona aquática), Japão (maratona aquática), Eslovênia (natação e triatlo) e Rússia (maratona aquática) no período de aclimatação para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Reconhecida como “o maior clube de maratonas aquáticas do mundo”, por reunir as duas representantes femininas do Brasil na modalidade nas olimpíadas (Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha), a Unisanta fez história ao enviar para o Rio de Janeiro uma equipe de 13 atletas e paratletas nas modalidades: natação, maratona aquática, tênis de mesa e ciclismo, além da comissão técnica. A nadadora Poliana Okimoto ficou com a medalha de bronze na modalidade.

Perfil dos atletas

Joanna Maranhão – Especialista no nado medley, com várias medalhas em Pan-Americanos. Participou de quatro Olimpíadas e integra a seleção brasileira há 15 anos.

Leonardo de Deus – Especialista nos 100m e 200m borboleta, 100m e 200m costas, 200m e 400m livre. Participação em mundiais, nos Jogos Olímpicos de Londres, com pódios em Pan-Americanos e Sul-Americanos.

Thiago Simon – Especialista no nado medley e 200m peito, com vitórias em Campeonatos Pan-Americanos e Sul-Americanos.

Daiene Marçal Dias – Especialista nos 100 e 200m borboleta. Bronze (200m borboleta) nos Jogos Pan-americanos Rio 2007; Campeã (100m borboleta) do Troféu Maria Lenk (2016); Vice-campeã (50m borboleta) e 3ª colocada (100m borboleta) no Troféu José Finkel (2014); Vice-campeã (200m borboleta) no Troféu José Finkel (2012).

Carol Bilich – Especialista em provas de fundo – 200m, 400m e 800m livre (piscina) e na maratona aquática. Conquistou vaga para o Sul-Americano de Praia, que acontecerá em fevereiro, no Peru. Essa será a segunda vez que Carol disputa um Sul-Americano de maratona aquática. Participação no Mundial de Kazan, Pan-Americanos e Sul-Americanos (natação e águas abertas).

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.