Projeto para nova rodovia com destino ao Porto de Santos é lançado
Por #Santaportal em 29/03/2021 às 10:54
NOVIDADE – O Governo de São Paulo planeja construir um corredor multimodal com destino ao Porto de Santos. Chamado de Linha Verde , o novo projeto pretende ser uma alternativa inteligente e moderna para o escoamento de toda a produção nacional.
A MIP (Manifestação de Interesse Público) foi publicada na quinta-feira (25), no Diário Oficial.
A expectativa da Secretaria Estadual de Logística e Transporte de SP é receber projetos para um corredor multimodal no eixo Planalto/Baixada, o que pode incluir além de uma rodovia, a construção de uma ferrovia.
A ideia é que o novo corredor logístico faça a conexão do Rodoanel à Margem Esquerda do Porto e à Rodovia Cônego Domênico Rangoni.
Os trabalhos fazem parte do planejamento da SLT de criar uma nova matriz de logística no Estado que ofereça modelos mais eficientes no trânsito de cargas e mercadorias. Passa pelo Porto de Santos boa parte do PIB Nacional e essa nova estrutura logística irá trazer um ganho incalculável à economia, afirma João Octaviano Machado Neto, secretário estadual de Logística e Transportes.
Benefícios
A implantação desse novo ramo logístico cria também um novo acesso ao litoral paulista e pode melhorar o fluxo do sistema Anchieta/Imigrantes, além de trazer outros benefícios como:
Plataformas Logísticas mais eficientes
Ter uma nova e eficiente via para o escoamento da produção.
Melhorar o fluxo de veículos no Sistema Anchieta/Imigrantes.
Viagens mais rápidas para a Baixada Santista
Redução no tempo de abastecimento dos caminhões.
Redução no custo de frete.
Possibilidade de conexão com ferrovias que abastecem o Estado.
Agilidade no escoamento da carga de contêineres.
A nova rodovia permitirá a implantação de novas tecnologias como compensação de emissões de gás carbônico decorrentes da operação, veículos com energia limpa, iluminação com energia solar, sistema de monitoramento inteligente e integração com o Centro de Controle.
Para participar
Os interessados têm 30 dias para apresentar projetos ou estudos nesse sentido por meio de uma Manifestação de Interesse Privado MIP. Os estudos devem conter a viabilidade técnica e econômico-financeira dessa nova rodovia, podendo ou não incluir uma malha ferroviária integrada para o transporte de cargas, especialmente de contêineres, originados ou destinados diretamente de ou para os terminais portuários.
A opção pela tecnologia a ser sugerida é livre e terá que atender aos requisitos operacionais para fluxo de veículos em ambos os sentidos, transpondo a Serra do Mar que se interpõe entre o Planalto e a Baixada Santista.