Projeto de Guarujá será destaque em evento mundial de educação

Por Santa Portal em 15/08/2022 às 22:52

Projeto de Guarujá será destaque em evento mundial de educação
Projeto de Guarujá será destaque em evento mundial de educação

Um projeto de educação ambiental, desenvolvido na rede municipal de ensino de Guarujá há 16 anos, será destaque de evento promovido pela Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (OMEP). Trata-se do “Viva Verde: Adubando a Vida; Experiências com a Compostagem Orgânica”, que será apresentado no próximo dia 25 (quinta-feira) no Sesc de Bertioga, pela professora Sueli Silva Souza.

O encontro da VII Ação Metropolitana, ocorrerá no Dia Nacional da Educação Infantil e reunirá trabalhos de professores e gestores das escolas públicas de ensino infantil da Região. Coordenado pela Associação Regional da OMEP na Baixada Santista (ARBS), a Ação Metropolitana tem como objetivo estabelecer um espaço de troca de experiências e fortalecer as ações nas escolas públicas infantis na Baixada Santista.

O convite surgiu a partir do Projeto Vivências da Secretaria de Educação de Guarujá, que apresenta as várias ações e experiências exitosas executadas na rede municipal de ensino e voltadas à educação infantil.

O tema desse ano será “Redescobrindo as Infâncias: Processos de uma Nova Docência na Educação Infantil”.

Sobre o projeto

O “Viva Verde” é um projeto de educação ambiental, que utiliza a coleta seletiva dos materiais recicláveis, além de uma horta e, principalmente, da compostagem orgânica. “É motivo de grande orgulho e muita responsabilidade poder representar Guarujá neste evento da OMEP”, contou Sueli.

De acordo com Sueli, o Viva Verde surgiu em uma escola de Bertioga localizada em uma área de mata atlântica, próxima ao Rio Itapanhaú.

A professora explica que a compostagem é um dos recursos didáticos do Projeto Viva Verde, cuja iniciativa foi intensificada durante a pandemia. “A partir daí comecei a trabalhar o projeto com as crianças, para que também fizessem o adubo em casa”. Ela acrescenta que essa intensificação voltada à compostagem orgânica é algo mais próximo das crianças. “Então fazemos o reaproveitamento desses resíduos sólidos, de vegetais, fruto das refeições escolares”.

Pedagoga há 18 anos na rede municipal de Guarujá, atualmente ela desenvolve o Projeto em duas unidades municipais de educação infantil: Hermínia Neves Vitiello (Santa Rosa) e Catarina de Oliveira Salgado (Balneário Guarujá).

Projeto tem foco na compostagem

Dentro do Viva Verde, o processo de compostagem envolve, desde a coleta do material orgânico com as merendeiras, até a última fase, que é de colocar esse adubo orgânico dentro da caixa de leite.

No espaço denominado composteira, dependendo do tipo de resíduo vegetal depositado, há a atração de diferentes tipos de insetos e animais, que se tornam objetos de pesquisas para professores e crianças.

Outra atividade trabalhada com as crianças através do Projeto é a memória olfativa. “Elas têm contato com o cheiro das frutas, dos legumes, das verduras e da serragem”.

Além disso, Sueli ressalta que as crianças observam a decomposição desses resíduos vegetais através do processo biológico, que desencadeia reações físico-químicas, como por exemplo, a mudança das cores dos vegetais ao longo do tempo da decomposição.

“As crianças gostam demais. E como a proposta da educação infantil é voltada às interações e brincadeiras, o projeto gera o desenvolvimento das crianças. E é por meio dessa rotina, que isso se transforma em aprendizagem”.

A ideia também é agregar propostas como o empreendedorismo e de educação financeira.

OMEP 

A Organização Mundial para Educação Pré-Escolar (OMEP) é um órgão consultivo da Unesco e Unicef, fundada em 1948, em Praga, após a II Guerra Mundial, para dar assistência às crianças sobreviventes. É uma instituição não governamental, filantrópica e sem fins econômico e destinada à realização de ações socioemocionais, assistenciais e educativas. Tem como finalidade a promoção, defesa e garantia dos direitos da criança, com prioridade à primeira infância, bem como a formação e valorização dos profissionais envolvidos na educação infantil.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.