Projeto Adote uma Escola cresce e já atende 400 alunos em 14 unidades de ensino

Por Alanis Ribeiro em 08/09/2023 às 11:00

Reprodução/Acervo Pessoal
Reprodução/Acervo Pessoal

Em 2020, no pico da pandemia do coronavírus, a ONG Link Tecnologia Social desenvolveu o projeto Adote uma Escola, em Guarujá, para ajudar e auxiliar alunos das escolas públicas que vivenciavam a defasagem do ensino. Hoje, com a normalidade na rotina, o projeto conta com a adesão de mais de 14 escolas e 400 alunos atendidos. 

Desde sua criação em 2011, a Link Tecnologia Social já possuía como objetivo conectar, permitir a autonomia e possibilitar o movimento social e educacional da população, de forma sustentável e igualitária. Com o surgimento do Adote uma Escola, possibilitou a quebra de barreiras entre os professores, o ensino e os alunos, criando uma ponte entre o desenvolvimento individual e coletivo das escolas. 

“Quando estávamos no início do projeto, um aluno disse que nossa metodologia estava chata igual a da escola, e por isso não entendiam. Depois disso percebemos que deveria ser um projeto para incentivá-los. Os alunos querem aprender, mas não da forma que as escolas ensinam atualmente. Devemos ouvir mais os alunos, porque  sem comunicação, não há educação”, comenta o idealizador do projeto, e secretário da Link Tecnologia Social Fernando Lins, de 72 anos. 

Com o bordão Estudar pra quê?, o projeto desenvolveu clubes dentro das escolas atuantes, onde eles aprendem sobre gestão, sustentabilidade, tecnologia e empreendedorismo. Então, para criarem seus próprios grupos só precisam responder a pergunta “Qual problema você quer resolver?”, e isso gera o aumento no interesse dos alunos pelos estudos, e lapidar o senso crítico sobre seus próprios futuros.

“Quando fiz o levantamento dos dados para determinar o público e forma de ensino, descobri que somente cerca de 10% dos alunos das escolas públicas se interessavam por dar seguimento aos estudos, seja em curso técnico ou na faculdade”, acrescenta. 

Para o programa atingir um número maior de alunos, a gestão conta com voluntários, denominados mentores e multiplicadores. As mentorias são feitas de formas individuais, pois são geradas em cima do projeto de vida de cada aluno, onde são realizados testes de personalidades para identificar as características de cada aluno. 

Os multiplicadores são aqueles que recebem as informações e o direcionamento da organização, e repassam para a instituição de ensino e aos alunos, para conscientizar e engajar as ações criadas. 

O projeto conquistou o Prêmio LED 2022 – Luz na Educação, da Rede Globo, que reconhece e encoraja práticas inovadoras dentro do setor. Por conta dessa conquista, a iniciativa conseguiu a oportunidade de serem patrocinados pelas empresas Rumo Logística, e a Heineken, entre outras empresas que já os apoiavam antes do prêmio. 

Em resultado do projeto, o Grêmio Luz da Educação, da escola Estadual Afonso Schimidt, em Cubatão, é um dos beneficiados do Adote uma Escola, e considerado como o grêmio destaque por conta de sua proatividade, e pelo aumento do desempenho dos demais alunos na escola. 

Por conta de seu destaque na Conferência Municipal de Guarujá da Criança e do Adolescente (CMDCA, foram o único Grêmio de Cubatão a serem convidados para se apresentarem na Conferência de Grêmios Atuantes, organizada pela Secretaria de Educação de Santos (Seduc). 

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“Foi um dia muito especial pra todos nós, estávamos bem ansiosos, principalmente por ter um momento pra falar, onde pudemos trocar experiências e aprender muitas coisas, ter ideias e trocar contatos, foi algo que nos abriu muitas portas e fez todo o trabalho duro que nós temos ser reconhecido. ainda mais sendo a única escola de Cubatão que teve esse espaço”. declara uma das beneficiada do programa,  e coordenadora de comunicação do Grêmio Luz da Educação, Clara Santos, de 17 anos.  

E, para fazer parte desta evolução, é necessário ter o interesse e a possibilidade de se reinventar constantemente, pois a metodologia de aprendizado é para todos, incluindo para os colaboradores. 

 “Você pode transformar a vida de alguém, com o que você já sabe, independente da profissão. Onde tiver alguém que queira ser luz na educação e transformar a escola em educação, nós estamos disponíveis”, finaliza Fernando Lins. 

Acesse o site ou o Instagram oficial para conhecer mais sobre o projeto.

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