20/02/2021

Projeto 2 de Casa reúne dois compositores experientes de Santos em live

Por #Santaportal em 20/02/2021 às 09:32

MÚSICA – Neste sábado (20), às 19h, poderemos assistir mais uma apresentação de dois grandes compositores da Baixada Santista: José Ciaglia e Paulo Cézhar Luz.

Para reunir as canções dos artistas, a dupla fará um show online, pelos canais do Facebook e YouTube do Movimento Santo de Casa, em formato acústico (duas vozes, dois violões e percussão), também incluindo no repertório possíveis releituras de clássicos da MPB e Rock. Os arranjos de suas músicas também serão diferentes, pois estão criando novas possibilidades com duas vozes e dois violões. Além das músicas, Cézhar elaborou um roteiro com textos que se alinham aos temas das canções, como natureza, espiritualidade, otimismo, identidade e miscigenação.

Na jornada musical há mais de três décadas e muito influenciado por Beatles e MPB. Ciaglia sempre relutou em atuar profissionalmente como músico, mas, em 2017, quando conheceu o Movimento Santo de Casa e começou a se destacar como compositor (inclusive tendo músicas suas gravadas por outros artistas da região), tudo mudou. Foi nesse coletivo que conheceu o também compositor, Cézhar.

Diferente de Ciaglia, Paulo trabalha exclusivamente com música desde 1980, influenciado por artistas como Rita Lee, Led Zeppelin e Secos e Molhados. Ele também atua como professor e regente. Mas, apesar de terem trajetórias profissionais e pessoais bem diferentes, os compositores acabaram se assistindo em inúmeras apresentações, por conta do Movimento Santo de Casa. E, quanto mais um conhecia o trabalho do outro, mais eles percebiam as semelhanças (e algumas diferenças) entre os seus projetos.

Então, em 2019, Ciaglia foi convidado para tocar em um evento do coletivo, que aconteceu no Orquidário de Santos, e chamou Cézhar para tocar baixo, já que seu baixista (Rogério Baraquet) não pôde tocar naquele dia. Nos shows seguintes, Paulo acabou integrando a banda, fazendo um segundo violão.

Ao longo do tempo, Ciaglia foi amadurecendo a ideia de fazer um duo artístico e, quando surgiu o edital da Lei Aldir Blanc em Santos, ele sentiu que era a hora de fazer a coisa acontecer. Então, propôs a ideia a Paulo, que topou na hora. Depois, Ciaglia sugeriu convidar o baterista e percussionista Guilherme Jr. para enriquecer a parte rítmica. E, assim, nasceu o projeto 2 de Casa!

Eles dizem que esse projeto pode ter outros desdobramentos no futuro: “a ideia é que esse projeto sirva de piloto para uma iniciativa fixa do Movimento Santo Santo de Casa, formando outras duplas de compositores para apresentações em conjunto” – diz Ciaglia, que faz parte da diretoria do Movimento, junto com Cézhar.

Ele complementa que nada disso seria possível se o projeto não tivesse sido selecionado no Concurso Cultural Alcides Mesquita (Mesquitinha), da Prefeitura de Santos, viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc: “editais desse tipo são importantes, porque abrem horizontes para os artistas e contribuem para a economia criativa local. Os serviços necessários à realização do projeto (locação de estúdio, filmagem, gravação, divulgação etc), estão sendo adquiridos de empresas e profissionais de Santos ou cidades vizinhas, contribuindo assim para gerar renda no setor cultural, tão prejudicado pela pandemia.”

Músicas e álbuns lançados
Ciaglia lançou seu primeiro álbum em 2019, o “Olhos de Criança” e três singles “Andar Comigo” (2019), “Pedido de Vida” (2020) e “A Trilha” (2020). Para 2021, está preparando um segundo álbum com músicas inéditas.

Já Cézhar Luz tem lançados os álbuns1: “PCLuz Vol.1” (2003) e “Paulo Cézhar Luz & O Clube Sonoro” (gravado, ao vivo, no SESI, em 2004) e também está preparando um lançamento para 2021. Paulo também tem dois livros publicados: “O Condomínio Brasil” (2018) e “Metamorfose Juvenil” (2019).

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.