Procon Santos realiza operação Black Friday

Por #Santaportal em 19/11/2020 às 15:12

ECONOMIA – O PROCON de Santos realizou na manhã desta quinta-feira (19) a Operação Black Friday no Supermercado Extra da Avenida Ana Costa. Agentes do órgão fiscalizam os preços promocionais informados para o dia de descontos, marcado para 27 de novembro.

A Operação Black Friday tem duas etapas: a primeira, que ocorre nesta manhã, concentra na observação dos produtos anunciados como promocionais; a próxima, no dia 27, será focada em confrontar os preços aplicados na data.

De acordo com o chefe do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor de Santos (Procon/Santos), Rafael Quaresma Viva, a operação visa proteger os consumidores de possíveis abusos praticados nesta época de promoções. ?Analisamos se o preço informado foi mantido ou se ele aumentou para criar a falsa sensação de redução de preços no dia da Black Friday?, explica.

Além da busca pela maquiagem de preços, o chefe do Procon/Santos conta que a imposição de valor mínimo e/ou utilização de forma de pagamento para vender um produto em promoção é uma prática abusiva dos comerciantes nesse período do ano. ?Para evitar uma prática abusiva, recomendamos que o consumidor acompanhe a mudança de valor do produto desejado?, explica.

Rafael Quaresma conta que uma das principais denúncias recebidas no órgão é a comercialização de produtos que não estão em estoque. ?Esta prática impede que o consumidor realize a compra em outra loja e, em muitos casos, a demora para a entrega é tempo suficiente para que a promoção no concorrente termine?, explica.

No caso de compras pela internet, Quaresma pontua que o consumidor deve estar atento quanto ao frete. É importante verificar se o preço do frete está presente no valor do produto, bem como se a transportadora responsável fará a entrega no endereço solicitado.

Para evitar essas complicações, o chefe do Procon da cidade descreve formas de não ser atraídos por falsas promoções. ?Se a compra for em comércio de rua, faça uma busca pelas lojas concorrentes. Já em casos de lojas online, é importante e consultar a lista de sites confiáveis do Procon?, acrescenta.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.