Primeira morte por H1N1 é registrada na Baixada Santista. Vítima morava em São Vicente
Por #Santaportal em 09/04/2016 às 12:45
SANTOS- O Hospital Ana Costa de Santos confirmou a primeira morte em decorrência da gripe H1N1 na Baixada Santista na noite de ontem (8). A vítima é um homem de 59 anos morador da área continental de São Vicente. O óbito foi confirmado pelo chefe do Serviço de Infectologia do hospital Evaldo Stanislau.
A confirmação da causa da morte foi enviada por um laboratório particular que presta serviço ao hospital de Santos. Outros três óbitos estão em investigação na região. Segundo Stanislau, duas mortes foram de pacientes no Ana Costa (um homem no mês de março, e uma mulher na semana passada). A outra morte aconteceu no Emílio Ribas, em Guarujá.
No total são nove casos confirmados do vírus influenza H1N1na Baixada Santista, seis casos em Santos, dois em Guarujá e um em Itanhaém.
Na tarde de ontem (8), a prefeitura de São Vicente realizou uma coletiva de imprensa para falar sobre a morte do morador da cidade. De acordo com a chefe de epidemiologia do município Fabiana Queiroz Mendes, a morte aconteceu na última terça-feira (5), mas o morador já havia procurado o hospital no dia 3 de abril.
A vítima apresentou diversos sintomas da doença, como prostração, cefaleia, dor no corpo e de garganta e tosse. Ele apresentou o quadro clínico de Síndrome Respiratória Aguda Grave.
Atualmente a Vigilância Epidemiológica de São Vicente trabalha com 22 casos suspeitos. No total eram 25, dois descartados e o óbito do morador da área continental.
Sintomas
– febre alta (até 40º C) de aparecimento súbito, com duração de 3 a 5 dias
– dor de cabeça, dor muscular, dor de garganta, tosse
– cansaço (sintoma mais comum), podendo durar, com a tosse, por até 3 semanas
– dificuldade para respirar e risco de morte (pneumonia é a complicação mais observada).
Prevenção
Primeira medida e a mais importante: lave as mãos. Evite lugares com aglomeração de pessoas, principalmente prontos-socorros. Durma bem, pratique atividade física, controle seu stress, beba muito líquido e prefira alimentos nutritivos. Tente não tocar superfícies que podem estar contaminadas com o vírus da gripe. Evite contato próximo com pessoas doentes.