Primeira cirurgia robótica da região será realizada na Santa Casa de Santos
Por Santa Portal em 10/01/2022 às 06:00
No próximo sábado (15), às 7h, será realizada a primeira cirurgia robótica da região pela Santa Casa de Santos. O hospital passa a oferecer o melhor recurso de tecnologia cirúrgica da Baixada Santista, com a realização de procedimentos complexos com o robô Da Vinci Xi, recém-adquirido pela Santa Casa.
As cirurgias robóticas são procedimentos minimamente invasivos, onde braços robotizados realizam pequenas incisões nos pacientes e, com exímia precisão, operam com instrumentos acompanhados de uma câmera. O robô é controlado por médicos cirurgiões especializados, que manipulam o procedimento através de uma mesa de comando, denominada console do cirurgião.
Esta modalidade de cirurgia é considerada amplamente segura e oferece muitos benefícios, como a rápida recuperação do paciente, menor sangramento, menor tempo de internação hospitalar e menor risco de infecções.
O coordenador do Projeto de Robótica da Santa Casa, Dr. Matheus Paiva de Miranda, que é urologista e cirurgião robótico, será o médico a realizar a primeira cirurgia robótica em um paciente de 66 anos com o procedimento de prostatectomia radical robótica. Ele explica que que na maioria das vezes, são indicadas para o tratamento de câncer, mas a abrangência da técnica é muito mais ampla.
Por serem cirurgias minimamente invasivas, a maioria dos pacientes que precisam realizar procedimentos possuem indicação, e é muito raro alguém ter contraindicação para cirurgia robótica, por ser bem menos agressiva do que as outras técnicas. Segundo o Dr. Matheus Paiva, as principais especialidades que utilizam a cirurgia robótica são: cirurgia geral, cirurgia de tórax, cirurgia de cabeça e pescoço, ginecologia e urologia. Entretanto, o método também é utilizado em outras especialidades, como cirurgia do aparelho digestivo e bariátrica.
Da Vinci Xi
Desenvolvido pela Intuitive, marca líder no segmento de robótica assistida, o sistema cirúrgico do robô Da Vinci Xi possui tecnologia de última geração, que inclui visão 3D de alta definição, instrumentos articulados, em formato modular e adaptável, com maior acesso anatômico, facilidade de uso e integração completa, permitindo um novo padrão de cirurgia minimamente invasiva.