Presidente do Santos Andres Rueda projeta um 2022 melhor que 2021

Por Guilherme Esron em 30/12/2021 às 10:34

O presidente do Santos, Andres Rueda, fez um balanço do ano do clube, desde o fracasso no Campeonato Paulista até a reta final do Campeonato Brasileiro.

O ano de 2021 começou, mas a temporada de futebol de 2020 ainda nem tinha terminado, parece até loucura, mas devido a pandemia de covid-19 o Campeonato Brasileiro, a Libertadores, a Copa do Brasil e o Mundial de Clubes da temporada passada, tiveram seus desfechos e vencedores definidos apenas no primeiro semestre desse ano.

Por conta disso, o Santos teve que disputar a final da Libertadores contra o rival Palmeiras somente em fevereiro desse ano. O clube Alvinegro acabou derrotado e sem tempo de se preparar para uma nova temporada e ainda punido pela Fifa, o Santos deu início a jornada da atual temporada.

Rueda passou boa parte do ano reorganizando as finanças do clube e em entrevista para a Santa Cecília TV, afirmou que o clube fez vários acordos e conseguiu quase R$ 80 milhões de desconto nas negociações. “Nessa renegociação de dívida, nós tivemos o cuidado de terminar os pagamentos desses acordos dentro da gestão”.

O presidente ainda garantiu que o treinador Fábio Carille e o executivo de Futebol Edu Dracena ficam para planejar o 2022 do clube. De acordo com Rueda, o time agora está mais maduro e os jovens mais preparados.

Ele ainda lembra que a maioria dos jovens foram lançados ao elenco profissional, por conta do TransfBan (punição pelo não pagamento de Soteldo ao Huachipato).

“Você tem que levar em consideração que o pessoal que subiu, subiu em uma situação conturbada, porque o clube não podia contratar até maio, então teve que fazer o paulista com o pessoal que estava no elenco”.

Andres Rueda, Presidente do Santos FC

Além dessa punição, o time ainda sofreu com a saída de jogadores importantes para o esquema de jogo, como Lucas Veríssimo e Diego Pituca, sem mencionar o fato de que perdeu o técnico também.

Temporada Conturbada

Sem tempo para uma pré-temporada decente, O Santos ‘começou’ 2021 com um novo treinador, o argentino Ariel Hólan, perdendo peças importantes e não podendo contratar. A solução então foi recorrer às categorias de base, lançando vários jogadores jovens para disputar o Campeonato Paulista.

O resultado não foi bom, o clube não avançou para a fase de mata-mata e ficou muito próximo de um rebaixamento na competição estadual.

Junto com a má campanha no Paulistão veio a eliminação na fase de grupos da Libertadores, algo que não acontecia desde 1984, e o pedido de demissão de Hólan. Fernando diniz assumiu o comando da equipe e ficou por lá até o final do primeiro turno do Brasileirão.

Na Copa Sul-Americana o Santos passou pela fase grupos mas acabou caindo nas quartas final do torneio, assim como na Copa do Brasil, onde não passou da mesma fase.

Em setembro, começava o segundo turno do Brasileirão e o Peixe trouxe Fábio Carille para tentar salvar a equipe que ia muito mal na competição. Depois de sua chegada, o clube engatou uma sequência boa de resultados que levaram o Santos até a 10ª colocação.

Perda de jogadores

O time que foi vice-campeão da Libertadores em fevereiro é completamente diferente do time que terminou a temporada. Isso por que muitos jogadores do elenco foram vendidos durante o ano. O venezuelano Soteldo, foi vendido ao Toronto FC, do Canadá, por US$ 6 milhões, ficando 50% para o Santos e 50% para o Huachipato (Chile).

Depois da saída do camisa 10, vieram as vendas de Diego Pituca para o Kashima Antlers do Japão, Lucas Veríssimo para o Benfica de Portugal, Luan Peres para o Olympique de Marselha da França e Kaio Jorge para a Juventus da Itália.

Com todas essas vendas, somadas às lesões de jogadores importantes como Carlos Sánchez e Marinho, o Santos teve que improvisar bastante durante toda a temporada.

Santos SA?

Com a recente compra do Cruzeiro pelo ex-atacante Ronaldo e do Botafogo pelo empresário americano John Textor, alguns torcedores começaram a especular uma possivel venda do Santos. Sobre o assunto o presidente diz que isso não deve acontecer.

“Uma coisa é investidor e outra coisa e comprador, eu não vejo com bons olhos alguém comprando um clube. Agora, um investidor, um parceiro trazendo dinheiro, trazendo uma gestão, mudar o patamar do clube aí eu vejo com bons olhos. Mas acho que não é o momento ainda do Santos partir para isso”.

Presidente do Santos FC, Andres Rueda.

Planos para 2022

Andres Rueda afirma que o ano de 2022 será melhor do que 2021 e pior do que 2023, porque o Santos sempre está em processo de evolução e garante que com Fábio Carille e Edu Dracena no comando da equipe, o Santos vai voltar a brigar por títulos, exatamente como o torcedor deseja.

Para a próxima temporada o Santos contará mais uma vez com a força dos Meninos da Vila. Os jovens que se destacaram com 2021, como Gabriel Pirani, Ângelo, Marcos Leonardo, Kaiky e Wagner Leonardo devem ganhar ainda mais espaço no elenco caso não sejam negociados.

Além deles, os garotos que disputarão a Copinha serão avaliados pela comissão técnica também. Os destaques do time sub-20 são o atacante Rwan Seco, o goleiro Diógenes, os zagueiros Derick e Robson Reis e Reynier.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.