03/01/2020

Prefeitura de Guarujá multa Sabesp por falta de água; Santos também enfrenta problemas

Por #Santaportal em 03/01/2020 às 13:33

FALTA DE ÁGUA – Moradores de alguns bairros de Santos e Guarujá reclamaram a respeito de falta de água.

Em Santos, moradores da Caneleira registraram em fotos e vídeos a indignação, convertida em um protesto feito ontem na Avenida Nossa Senhora de Fátima.

Já em Guarujá, diante das inúmeras queixas de munícipes e turistas referentes a casos de falta de água e extravasamento de poços de visita em diferentes regiões da Cidade nos últimos dias, a Prefeitura de Guarujá anunciou ter aplicado hoje multa de R$ 50 mil à Sabesp. De natureza ambiental, a sanção foi apenas uma das medidas tomadas pelo Município contra a empresa.

Com população flutuante que chegou a cerca de dois milhões de pessoas durante as festas de final de ano, Guarujá sofreu com o desabastecimento dos serviços básicos prestados pela Sabesp. Por isso, além de aplicar a multa, o Município fez uma reclamação e pedido formal de providências à Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo ? ARSESP, órgão regulador do contrato firmado com a companhia, formalizado em maio de 2019.

Além disso, a Prefeitura está notificando a empresa a apresentar um mapeamento das ocorrências de falta d?água e extravasamento de poços de visita registradas desde o último dia 20 de dezembro pelo telefone 195. A Administração Municipal ainda vai requerer ao Poder Judiciário a aplicação de multa, estabelecida nos autos de Ação Civil Pública que o Município promoveu em desfavor da Sabesp.

?Formal e informalmente, a Prefeitura recebeu mais de uma centena de reclamações, de todas as regiões da Cidade. Mas, como a Sabesp é a responsável pelo serviço e mantenedora de canal oficial de recebimento de ocorrências, o mínimo que esperamos é um relatório pormenorizado, até para poder monitorar e cobrar uma correta atuação em nosso município?, destaca o prefeito de Guarujá, Válter Suman.

O #Santaportal também consultou outras prefeituras de cidades da região para saber a respeito da falta de água. Cubatão informou que não há registro de falta de água no município. Já a Prefeitura de Praia Grande iniciará nos próximos dias um levantamento dos locais que teriam sofrido com o problema de falta d?água. A intenção da Administração é apurar as causas e identificar a responsabilidade (uma vez que em algumas situações o problema pode ter sido ocasionado por fatores diversos como, por exemplo, questões hidráulicas em residências e condomínios), e em seguida solicitará justificativas da concessionária Sabesp para os casos sob sua competência e, então, decidirá as medidas cabíveis que serão tomadas. Em Peruíbe, alguns casos pontuais foram registrados, mas a Prefeitura destaca que solicitou explicações à Sabesp e foi prontamente atendida.

Sabesp
Em nota, a Sabesp esclarece que o número de queixas por dia sobre abastecimento representou 0,1% do total de imóveis atendidos em toda região. “Equipes vêm vistoriando os endereços onde houve solicitação e as emergências estão sendo atendidas por técnicos e caminhões-pipa, quando necessário”, diz o início do texto.

A Sabesp prossegue informando que a pressão da água fornecida pelas redes de distribuição já aumentou com o número de turistas que deixaram a região. E vale ressaltar que não houve uma ocorrência generalizada que interrompesse o abastecimento público durante este período. A distribuição foi reforçada com o sistema funcionando em sua capacidade máxima, além de realizada campanha de uso consciente nos meios de comunicação.

Ainda no texto, a Sabesp diz que a ausência da caixa-d?água, que tem sido verificada durante vistorias, faz com que a variação da pressão na rede seja sentida durante os horários de maior consumo da população, assim como a superlotação de imóveis torna a caixa-d?água domiciliar sem capacidade para suprir a demanda interna. Por isso, é importante o uso racional da água e saber que os reservatórios dos imóveis são dimensionados para um número específico de ocupantes, que deve ser respeitado.

Sobre Guarujá
Na mesma nota, a Sabesp também fala sobre Guarujá. Eis o trecho:

“A Sabesp informa que tem feito investimentos significativos para atendimento à população do Guarujá, sobretudo após a formalização do contrato em maio de 2019, que prevê R$ 780 milhões investidos em 30 anos.

Entre as obras previstas está a implantação do reservatório da Cava da Pedreira, que deverá atender à demanda na alta temporada. Neste Natal e ano-novo, o grande volume de turistas no Guarujá, que chegou a 2 milhões na virada, e as temperaturas elevadas causaram aumento de demanda. Não houve ocorrência generalizada que interrompesse o abastecimento público.

A Central de Atendimento da Sabesp se mantém à disposição durante 24 horas por dia, de forma gratuita, pelos telefones 0800 055 0195 ou 195, ou ainda pela internet via Agência Virtual (www.sabesp.com.br) e aplicativo para celulares e tablets Android ou iOS”.

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