Prefeitura de Guarujá anuncia medidas para conter enchentes e alagamentos

Por #Santaportal em 12/02/2020 às 08:23

GUARUJÁ – A Prefeitura Municipal de Guarujá definiu algumas medidas para começar a minimizar enchentes e alagamentos na cidade, em razão das fortes chuvas ocorridas nos últimos dias. O assunto foi debatido ontem, em reunião com o prefeito Válter Suman e seu secretariado, além da Defesa Civil e demais assessores. Santa Rosa, Santo Antõnio, Enseada, Prainha e outras localidades de Vicente de Carvalho foram áreas atingidas por alagamentos.

Entre as medidas anunciadas para amenizar os impactos estão a locação de mais equipamentos, inclusive caminhões, para reforçar a execução de limpeza de canais e bueiros; notificação de conscientização das pessoas que estão nas casas em situação de invasão, tendo em vista que um dos principais problemas na cidade são as ocupações irregulares; e a continuidade dos projetos de macrodrenagem, fundamentais para o fim das enchentes e alagamentos.

Com esse foco, inclusive, a Prefeitura foi buscar recursos na esfera federal para realizar duas grandes obras de macrodrenagem e infraestrutura. Juntas, elas somam investimentos de mais de R$ 150 milhões – os projetos de macrodrenagem da Bacia do Rio do Meio e do Rio Santo Amaro.

Durante a reunião de ontem, foi anunciado que o projeto de macrodrenagem do Rio do Meio, no que se refere à infraestrutura urbana, foi concluído e licitado pela Secretaria Municipal de Planejamento. A obra terá início nas próximas semanas e será fiscalizada pela Secretaria de Infraestrutura e Obras.

Já o projeto da obra de macrodrenagem do Rio Santo Amaro foi concluído pela Seplan. A Prefeitura aguarda a conclusão das licenças ambientais, que serão emitidas pela Cetesb e, assim que vencida esta fase, será aberto o edital de licitação para realização do serviço.

Chuva
De acordo com a Defesa Civil de Guarujá, foram registrados 266 mm de chuva nos primeiros 11 dias de fevereiro. A Cidade ultrapassou a média prevista para o mês que era de 262,3 mm e, neste momento, o Município encontra-se em estado de atenção.

Durante o período de chuva, a Defesa Civil atendeu sete ocorrências: um escorregamento no Morro da Bela Vista, na Vila Edna; e outro de pequeno porte na Rua Colômbia, na Vila Baiana. Em ambas as ocorrências, não houve registro de vítimas.

Ocorreu também um deslizamento de terra na Estrada Guarujá- Bertioga, km 5 e foram registradas, ainda, quedas de árvores e deslizamentos nos Morros do Outeiro e no acesso ao Morro do Sorocotuba, sem vítimas.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.