22/03/2022

Prefeitura de São Vicente pede antecipação de audiência de conciliação com SindServ

Por Santa Portal em 22/03/2022 às 17:05

A Prefeitura de São Vicente solicitou, nesta segunda-feira (21), a antecipação da audiência de conciliação com o Sindicato dos Servidores de São Vicente (SindServ-SV), cuja categoria está em greve há 12 dias.

A Administração alega que os servidores judicializaram a negociação e não vêm acatando a decisão liminar do TJ-SP de manter 80% dos funcionários que atuam em serviços essenciais e 30% dos demais trabalhadores.

“O sindicato não está cumprindo com a fiscalização de manter a porcentagem de servidores trabalhando e isso vem prejudicando a população, especialmente os serviços essenciais”, afirmou o secretário de Gestão, Yuri Batista Câmara.

A Prefeitura afirma ainda que o serviço no Hospital Municipal vem sendo prejudicado, com alguns plantões sendo executados com apenas 18/5 do quadro de auxiliares de enfermagem comparecendo ao trabalho – quando a liminar determina que 80% estejam exercendo suas atividades.

“Fizemos várias reuniões entre outubro de 2021 e fevereiro de 2022, explicando o cenário econômico e o limite orçamentário. Sempre dialogamos abertamente sobre o atual momento da Prefeitura, e não faltou esforços para chegarmos em um acordo. Por isso estamos solicitando a antecipação da audiência para resolver o quanto antes essa situação para que a população não continue sendo prejudicada”, afirma o prefeito Kayo Amado.

O que diz o sindicato

O SindServ-SV informou, por meio de nota, que tem certeza quanto à legalidade e legitimidade da greve e, especialmente, quanto a justeza de seus propósitos.

A respeito dos números apresentados pela secretaria de Gestão acerca do comparecimento, o sindicato diz que “resta saber que tipo de conta estão utilizando e, segundo o mesmo critério, qual o índice normal de comparecimento dos trabalhadores e trabalhadoras”.

O SindServ finaliza a nota dizendo que, enquanto aguarda julgamento do seu recurso junto ao TJ-SP, está atuando para respeitar a liminar. “Mas a própria Prefeitura vem adotando métodos de modo a burlar o direito de greve, utilizando-se de um já defasado e insuficiente quadro de pessoal com o objetivo de questionar a legitimidade e a reconhecida legalidade da greve”, afirma.

Motivação da greve

Os servidores municipais de São Vicente entraram em greve no último dia 10 de março em prol do reajuste salarial de 16%, o que representa dois anos de perdas inflacionárias. Desde então, trabalhadores vêm fazendo manifestações pela cidade.

Desde então, a Prefeitura mantém uma proposta de reajuste de 1,8%, propondo compromissos de cunho econômico.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.