Prefeito de São Vicente comemora 9 mil pessoas já atendidas no Mutirão da Saúde

Por Santa Portal em 16/03/2023 às 11:00

Divulgação/Prefeitura de São Vicente
Divulgação/Prefeitura de São Vicente

O Mutirão da Saúde teve início em janeiro e tem o objetivo de zerar a fila de demanda reprimida de consultas especializadas, exames e cirurgias oftalmológicas.

A população de São Vicente está sendo contemplada com o Mutirão da Saúde, com consultas especializadas, exames e cirurgias oftalmológicas, desde o dia 23 de janeiro.

Prestes a completar dois meses, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) já contabiliza cerca de 9 mil atendimentos, motivo de comemoração do prefeito Kayo Amado, já que foi através de um recurso conseguido junto ao Governo do Estado, da ordem de R$ 10 milhões, que foi possível realizar o Mutirão.

“São Vicente enfrentava uma triste realidade, com pessoas esperando anos para conseguir uma consulta, um exame e até uma cirurgia. A gente sabe que tempo é precioso quando o assunto é saúde. As doenças não podem esperar e muitas vezes um problema que começava simples, acabava se agravando por conta dessa demora. É um problema que herdamos de outras gestões, mas que temos o dever de encontrar soluções, e é o que fizemos. Quando o Governo do Estado sinalizou esse recurso, não pensei duas vezes em investir para diminuirmos essa fila”, declarou o prefeito.

Até o momento, já foram computados 7.139 exames, 1.531 consultas com médicos especialistas e 261 cirurgias oftalmológicas. Além disso, mais de 2 mil próteses dentárias serão fornecidas aos munícipes.

A expectativa da Prefeitura é realizar cerca de 33 mil atendimentos em 120 dias. Para isso, a Administração Municipal fez parceria com seis clínicas que atuam em São Vicente, Praia Grande e Santos.

O Centro de Apoio ao Diagnóstico (CAD), recém inaugurado na Primeira Cidade do Brasil, conta com uma estrutura totalmente nova e digna para os vicentinos, e também participa do mutirão.

As sete unidades atendem de segunda a sexta-feira e, pensando nos moradores que trabalham durante a semana e não conseguem comparecer às clínicas, algumas delas também abrem aos sábados e domingos.

Entre os procedimentos disponibilizados, estão exames de colonoscopia, endoscopia, ecocardiograma, eletrocardiograma e ultrassonografias diversas.

Sobre consultas especializadas, estão sendo atendidos pedidos de cardiologia, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia, neurologia, ortopedia e otorrinolaringologia.

Já com relação às cirurgias oftalmológicas, pacientes que precisam tratar de catarata e glaucoma estão sendo acolhidos, saindo da fila de espera e realizando a operação.

Vale ressaltar que o Mutirão da Saúde obedece fila de espera única, de acordo com a data de solicitação, conforme consta no Departamento de Regulação.

“Aos poucos estamos alcançando todos os pacientes que aguardavam a realização desses procedimentos. Mas é fundamental que as pessoas que estavam na fila procurem imediatamente a Unidade de
Saúde mais próxima de sua residência para atualizar o cadastro, para que os profissionais da Secretaria de Saúde entrem em contato para o agendamento das consultas, exames e cirurgias”, ressaltou a secretária de Saúde, Michelle Santos.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.