28/12/2016

Prefeito eleito de Guarujá apresenta ações emergenciais para os primeiros dias do governo

Por #Santaportal em 28/12/2016 às 17:29

GUARUJÁ – O prefeito eleito de Guarujá, Válter Suman, anunciou nesta quarta-feira (28), em coletiva à imprensa, as ações emergenciais para os primeiros dias de seu governo. Os secretários indicados pelo prefeito eleito também enumeraram ações imediatas que serão adotadas pelo governo nos primeiros dias de gestão.

Segundo Suman, não haverá prejuízo nos outros setores da Cidade, mas a prioridade é concentrar os esforços nas áreas da Saúde, Educação, Segurança, Zeladoria e Turismo. Entretanto, todas as pastas têm planos emergenciais.

A Comissão de Transição encontrou problemas em obras públicas paradas, falta de materiais de limpeza e de escritório, limitação de gasolina, falta de materiais e equipamentos necessários à Operação Verão, suspensão de contrato de zeladoria do Município e dívidas com fornecedores que podem chegar a R$ 90 milhões até o final do mês e de R$ 7 milhões com precatórios.

A cerimônia de posse está marcada para as 10h de domingo (1° de janeiro), na Câmara de Vereadores de Guarujá. Na sequência, o prefeito dará posse aos secretários municipais no Gabinete do Paço Municipal Moacir dos Santos Filho. Todas as ações apontadas serão colocadas em prática a partir do dia 2 de janeiro, primeiro dia útil do ano.

RESUMO DAS AÇÕES EMERGENCIAIS SETORIAIS:

ZELADORIA

– Iniciar atividades de equipe especial com 150 homens para roçada, capinação e limpeza de canais.
– Abertura de processo licitatório para contratação de empresa para serviços de tapa-buracos, reposição de bloquetes e nivelamento de vias públicas.
– Recuperação do sistema de iluminação pública de praias e praças.
– Reforçar o serviço de coleta de lixo em pontos críticos da cidade.
– Contratação de mão de obra para manutenção de escolas, creches, unidades de saúde e cemitérios.

SAÚDE

– Contratação imediata de médicos para as UPAs, por meio de contrato emergencial.
– Aumento da frota do Samu, acrescentando duas ambulâncias básicas e uma avançada para reforçar as existentes.
– Adquirir insumos (medicamentos), material médico e de enfermagem para as UPAs e Samu.
– Garantir o abastecimento regular de medicamentos essenciais aos serviços de saúde.
– Adequar o estoque do almoxarifado da SESAU com compras emergenciais dos itens que se encontram em falta.
– Implementar ações efetivas de combate à Dengue, Zika e Chikungunya no município do Guarujá.
– Mutirão de cirurgias, consultas e exames para reduzir filas existentes.
– Reduzir a fila de espera de cirurgias eletivas, exames e consultas atendendo os usuários do SUS com agilidade e cuidado. Os atendimentos médicos serão realizados nos hospitais, clínicas municipais e estaduais e nas unidades complementares e de referência da região da Baixada Santista.

EDUCAÇÃO

– Reestruturação organizacional da Secretaria Municipal de Educação.
– Recepção de professores e colaboradores da Seduc que prestam serviço em outras secretarias.
– Formação de comissão especial para análise das equipes que técnico-pedagógicas e administrativas das unidades escolares.
– Levantamento de todos os projetos em desenvolvimento, por segmentos, ouvindo professores e colaboradores.
– Reestruturação do organograma dos diversos setores da Seduc.
– Ampliação de convênio com entidades para ampliar a quantidade de vagas em creches.

TURISMO

– Queima de fogos – Realização do evento pirotécnico com patrocínio da Associação da Orla do Guarujá e apoio do Conselho Municipal do Turismo e Guarujá Visitors & Convention Bureau.
– Circo dos Sonhos (Marcos Frota) em área particular, ao lado do Carrefour, com apresentações de espetáculos circenses para 700 pessoas por sessão.
– Food Truck Summer Festival Guarujá 2017, evento cultural e gastronômico com parte da renda para apoio social.
– Capacitação do Jovem Guia Turístico, com cursos de idioma e voltados ao atendimento ao turista.

INFRAESTRUTURA E OBRAS

– Suspender para revisão as licitações que estão em andamento para análise mais criteriosa.
– Revisar e atualizar o Código de Obras e Código de Posturas.

MEIO AMBIENTE

– Dar continuidade à revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) que está em trâmite na Câmara Municipal.
– Dar continuidade à elaboração do Plano Municipal de Manejo da APA Serra do Guararu, que foi instituída pelo Decreto n.º 9.948, de 28 de junho de 2012, que conforme foi informado pela equipe de transição se encontra em fase final de elaboração.
– Discussões preliminares com a Sociedade Amigos do Guarujá (SAG) sobre a implementação de ações ambientais positivas na microrregião cujo resultado almejado será a certificação Bandeira Azul.
– Gestão junto ao Serviço de Patrimônio da União (SPU) para ampliar a sede do GREMAR e auxiliar na divulgação e captação de parceiros para continuidade e ampliação das atividades desse grupo.
– Iniciar cooperação com os grandes geradores de resíduo identificados no município visando maior sucesso no cumprimento das metas coleta seletiva e logística reversa no município, e estudos para a viabilização de um centro de triagem e gerenciamento de resíduos sólidos recicláveis municipais através do TAC Iporanga.

SEGURANÇA

– Guardadores de Carro (Operação Extorsão Zero) – Prevenir a ocorrência de extorsões por parte de “guardadores de carro” ilegais e sem cadastro nos órgãos de segurança pública, caracterizando além do crime de extorsão, também o exercício ilegal de profissão regulamentada pelo MTB.
– Homens de Rua (Operação Dignidade) – Comprometimento das Forças de Segurança no sentido de retirar, recambiar e dar dignidade de vida às pessoas que vivem em situação de rua no município.
– Crianças em situação de abandono (Operação Resgate da Infância) – Caracterizar o abandono de incapazes por parte dos pais ou responsáveis, bem como e se for o caso, levar à Justiça estes pais e/ou responsáveis que estejam explorando o trabalho infantil em nossa cidade.
– Contenção de invasões (Operação Sustentabilidade e Legalidade) – Imediato levantamento das áreas invadidas nos aspectos legalidade, conveniência e oportunidade na resolução imediata do problema, congelamento e eliminação gradual de áreas invadidas.
– Revisão imediata da Sinalização Viária – Nos primeiros dias do novo Governo, a DITRAN fará uma análise detalhada e providenciará a regularização necessária a atender os interesses públicos, no que diz respeito à a sinalização viária.
– Contrato do Transporte Público – Abertura imediata de licitação para concessão dos serviços de Transporte Público no Município (incluindo o Passe Livre para estudantes e professores).
– Zona Azul – Abertura de licitação para concessão dos serviços de Zona Azul.
– Fila da Balsa – Ações em conjunto com a DERSA que visem diminuir o tempo de espera na fila da Balsa

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.