18/07/2022

Voto em trânsito pode ser solicitado a partir de hoje

Por Laila Aguiar em 18/07/2022 às 09:22

Solicitação para voto em trânsito começa hoje.
Solicitação para voto em trânsito começa hoje.

Eleitores que têm previsão de estar fora da cidade nas eleições podem pedir a partir desta segunda-feira (18) o voto em trânsito. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, a modalidade “é como uma transferência de domicílio eleitoral, mas temporária”. Por exemplo, caso o eleitor more em Santos, e no dia da votação ele vai estar no Rio de Janeiro, é só informar à Justiça Eleitoral que deseja votar na cidade onde vai estar no dia da eleição.

O primeiro turno vai acontecer no dia 2 de outubro, o eventual segundo turno está marcado para o dia 30 do mesmo mês. O prazo para a solicitação do voto em trânsito acaba em 18 de agosto.

Essa modalidade só pode ser realizada em capitais ou municípios com mais de 100 mil eleitores. O voto em trânsito vale para o primeiro, segundo ou ambos os turnos. O Código Eleitoral diz que o eleitor que estiver fora da sua cidade, mas dentro do mesmo estado em que vota, pode participar da eleição para presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital. Já as pessoas que estiverem em outro Estado, podem votar apenas para presidente da República.

Como solicitar o voto em trânsito

Em caso de viagem marcada, os eleitores devem procurar qualquer cartório eleitoral e indicar onde pretendem votar. As solicitações devem ser feitas presencialmente e só podem ser realizadas por eleitores com o titulo de eleitor em situação regular. Consulte a situação do seu título de eleitor aqui.

No momento do cadastro da solicitação é preciso indicar onde pretende votar, a escolha vale para locais diferentes para o primeiro e segundo turnos, ou para o mesmo local nos dois turnos. Porém, depois de comunicado no cartório, no prazo estipulado (18 de julho a 18 de agosto), não há como mudar depois.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.