12/05/2020

Prática de esportes coletivos está proibida em áreas públicas de Guarujá

Por #Santaportal em 12/05/2020 às 08:42

GUARUJÁ – A prática de esportes coletivas está proibida em Guarujá a partir de hoje. O prefeito Válter Suman assina decreto sobre o assunto, publicado na edição de hoje do Diário Oficial do município, e é válido enquanto durar a pandemia do novo coronavírus.

“A vedação é aplicável em quaisquer espaços públicos nos limites do Município, tais como ruas, praças, campos de futebol e quaisquer logradouros em geral”, diz trecho do texto do decreto. “Caso seja constatada a utilização de campos de futebol ou outras áreas objeto de permissão de uso, esta será imediatamente revogada”, observa.

As penas para quem descumprir as determinações do decreto estão em dois artigos do Código Penal, citados no texto: 268 (infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa, que estabelece detenção, de um mês a um ano, e multa) e 330 (desobediência, com prisão de quinze dias a seis meses, e multa).

Futebol
O decreto certamente é fruto das cenas registradas em Guarujá na noite de sexta-feira (8), entre 20 horas e 1 hora, já invadindo a madrugada de sábado (9): um jogo de futebol na Vila Edna, com uma grande multidão acompanhando, o que não é nada recomendável em tempos de Covid-19. De acordo com testemunhas, as partidas são realizadas com frequência no local durante a noite e, algumas vezes, os campeonatos acabam tendo disputas até a madrugada. As imagens, inclusive, foram divulgadas ontem no #Santaportal.

A Polícia Militar teve de intervir e encerrou uma partida que estava sendo disputada no campo de areia. A PM informa ainda que atendia outra ocorrência durante o jogo e, quando os agentes chegaram ao local, por volta da 1h, as pessoas começaram a deixar o local. Ninguém foi preso. Os clubes não se manifestaram a respeito.

Em nota ontem, a Secretaria de Defesa e Convivência Social de Guarujá informa, através da Diretoria de Força-Tarefa que, na última sexta-feira (8), recebeu denúncia de pistão no bairro de Santa Cruz dos Navegantes, e que por conta disso, a Força-Tarefa teve que se deslocar ao local para atendimento à ocorrência, não tendo chegado a tempo de impedir a prática de futebol na Vila Edna. Deste modo, o poder público infelizmente nem sempre consegue coibir todas as infrações. Em Santa Cruz, a equipe conseguiu impedir a realização do pistão. Nenhum material foi apreendido, sendo todos advertidos, e como não houve desobediência, ninguém precisou ser levado ao Distrito Policial.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.