Praia Grande vacina contra a covid-19, gripe e sarampo neste sábado
Por Santa Portal em 13/05/2022 às 11:20
Os moradores de Praia Grande poderão se vacinar contra a covid-19, gripe e sarampo, neste sábado (14), no polo de vacinação Ginásio Falcão, das 9h às 15h. É necessário levar documento de identidade, carteira de vacinação e comprovante de residência.
De acordo com a prefeitura, a imunização na unidade, localizada Avenida Presidente Kennedy, 8169, bairro Mirim, ocorrerá somente aos sábados, devido ao avanço no número de vacinados.
A cidade superou 777 mil vacinas aplicadas, atingindo 97% da população com, pelo menos, a primeira dose, e mais de 87% dos moradores com as duas doses da vacina contra o coronavírus. A campanha continua normalmente em todas as 30 Unidades de Saúde da
Família (Usafas), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Poderão tomar a primeira e a segunda doses da vacina contra a covid-19 todas as pessoas acima dos 5 anos de idade que ainda não receberam o imunizante. A terceira dose também poderá ser aplicada às pessoas acima de 18 anos, além de gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto) e adolescentes imunossuprimidos entre 12 e 17 anos.
Já a quarta dose segue sendo ofertada a adultos imunossuprimidos e idosos acima de 60 anos, sendo que estes poderão receber ao mesmo tempo a vacina contra o vírus da influenza.
A vacina contra a gripe está disponível também para todas as gestantes e puérperas, trabalhadores da educação, população indígena, indivíduos com deficiência e pessoas com comorbidades.
As gestantes precisam mostrar o comprovante de estado gestacional (carteira de
acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo médico). Já as puérperas deverão levar a declaração do nascimento da criança.
Para receber a vacina, os trabalhadores da educação precisarão apresentar o comprovante do local de trabalho no município. Pessoas com comorbidades deverão levar um comprovante da condição de comorbidade por meio de exames, receitas, relatório médico
ou prescrição médica.
Crianças de seis meses a cinco anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e trabalhadores da saúde poderão tomar a vacina da gripe e do sarampo. Os profissionais deverão apresentar, além da identidade e da carteirinha de vacinação, documento que comprove trabalho em instituição de saúde.