Porto de Santos completa 134 anos nesta segunda

Por Santa Portal em 02/02/2026 às 11:00

Vosmar Rosa/MPor
Vosmar Rosa/MPor

O Porto de Santos completa 134 anos nesta segunda-feira (2) consolidado como o principal porto brasileiro, o maior complexo portuário da América Latina e um dos maiores do mundo. A data é marcada por um desempenho histórico: em 2025, o porto registrou a maior movimentação de cargas de sua história.

De acordo com a Autoridade Portuária de Santos (APS), o complexo encerrou o ano passado com 186,4 milhões de toneladas movimentadas, um crescimento de 3,6% em relação ao recorde anterior, alcançado em 2024, quando foram registradas 179,8 milhões de toneladas. O resultado foi impulsionado, principalmente, pelo desempenho de dezembro, que somou 14,7 milhões de toneladas, alta de 16% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Para o presidente da APS, Anderson Pomini, os números refletem o momento da economia brasileira. “Os portos no mundo são termômetros da economia. No nosso caso, do Brasil, refletem, por exemplo, o menor índice de desemprego do contexto histórico, porque sempre que o trabalhador está empregado ele consome mais produtos industrializados, que chegam pelo porto. Se a economia vai bem, o nosso agro, que representa o principal produto de exportação, também cresce acima da média”, afirmou.

Segundo Pomini, ao longo de 2025 o Porto de Santos bateu recordes mensais na movimentação de contêineres e, na maioria dos meses, também em carga geral.

Entre os destaques do ano está a carga geral conteinerizada, que superou 5,9 milhões de TEU, crescimento de 7,7% em relação a 2024. Em peso, essa modalidade alcançou 62,3 milhões de toneladas, alta de 3,9%. Os granéis sólidos também apresentaram avanço, totalizando 94,5 milhões de toneladas no acumulado do ano, aumento de 4,2%.

O complexo soja foi o principal responsável pelo desempenho dos granéis sólidos, com 44,9 milhões de toneladas movimentadas e crescimento de 18,9%. A celulose também registrou resultado expressivo, com alta de 21,5%, atingindo 9,9 milhões de toneladas. Por outro lado, cargas como açúcar, milho e granéis líquidos apresentaram queda no acumulado anual, embora tenham mostrado recuperação em dezembro, quando os granéis sólidos cresceram 36,7% e o milho teve aumento de 44,9% na comparação com dezembro de 2024.

No fluxo comercial, as exportações somaram 137,4 milhões de toneladas em 2025, crescimento de 4,6%, enquanto as importações registraram leve alta de 1%, totalizando 49 milhões de toneladas. Com esses números, o Porto de Santos respondeu por 29,6% de toda a corrente comercial brasileira com o exterior em valor FOB, ampliando sua participação em relação ao ano anterior.

A China manteve-se como o principal parceiro comercial do complexo, concentrando 29,6% das transações. O aumento da movimentação também se refletiu no fluxo de navios: ao longo de 2025, cerca de 5,7 mil embarcações atracaram no Porto de Santos, crescimento de 2,7% em relação a 2024.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.