02/07/2020

Polícia faz buscas em 23 cidades em investigação sobre compra de testes da Covid-19

Por #Santaportal em 02/07/2020 às 07:26

POLÍCIA – A Polícia Civil e o Ministério Público do Distrito Federal deflagraram no início da manhã desta quinta-feira uma ação que apura irregularidades do governo do Distrito Federal na compra de testes para Covid-19. É a operação Falso Negativo, que acontece em 23 cidades de sete estados (Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Bahia e Espírito Santo), além do próprio Distrito Federal.

As investigações apontam superfaturamento nas compras e baixa qualidade dos testes, que podem dar falso negativo, daí o nome da ação. O prejuízo aos cofres públicos chega a R$ 30 milhões. Fraude a licitação, crime contra a ordem econômica, organização criminosa, corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro, são os crimes investigados.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou, por meio de nota, que “todos os testes adquiridos, recebidos por meio de doações ou enviados pelo Ministério da Saúde tem o certificado da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa – e portanto foram testados e aprovados pelo órgão Federal”.

As cidades onde os mandados foram cumpridos são: Brasília/DF, Formosa/GO, Goiânia/GO, Curitiba/PR, Maringá/PR, São José dos Pinhais/PR, Pinhas/PR, São Paulo/SP, Santana do Parnaíba/SP, Cotia/SP, Itapevi/SP, Barueri/SP, Joinville/SC, Balneário Camboriú/SC, Ilhota/SC, Navegantes/SC, Serra/ES, Cariacica/ES, Vitória/ES, Rio de Janeiro/RJ, Nova Iguaçu/RJ, São Gabriel/BA e Irecê/BA.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.