Polícia Civil investiga matança de gatos em Guarujá

Por Santa Portal em 04/05/2022 às 06:01

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Um programador de computadores acusa uma vizinha de exterminar gatos que frequentam o edifício onde residem, em Guarujá. Segundo ele, a matança dos felinos é realizada por meio de bolinhos de carne moída recheados com chumbinho – produto agrotóxico de venda proibida e utilizado como veneno de ratos.

De acordo com o denunciante, que registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Guarujá na última sexta-feira (29), de uma só vez, três felinos morreram após ingerir os alimentos envenenados. “Ela (a vizinha) jogou (os bolinhos) indiscriminadamente. Ela disse que não gosta de gato, cachorro, de bicho nenhum. É surreal”.

O prédio fica na Rua Acre, na Enseada. Segundo o programador, a acusada mora em São Paulo, mas é proprietária de um apartamento no edifício, para onde vem todos os finais de semana. Cerca de dois meses antes da morte dos três gatos, um outro felino também teria sido envenenado e caiu morto na piscina do condomínio.

Os animais não tinham dono, mas o programador disse que lhes dava ração, razão pela qual passaram a frequentar o prédio. “Eu castrei os gatos e eles também foram vacinados”, acrescentou o homem. Por fim, o denunciante declarou que até saruês que costumavam aparecer próximo ao edifício deixaram de ser vistos.

O gato achado morto na piscina e os outros três foram enterrados pelo programador. Para que mais bichos não fossem envenenados, ele também enterrou as sobras dos bolinhos com chumbinho. O delegado Wagner Camargo Gouveia registrou o caso como “praticar ato de abuso a animais”. O crime está previsto no artigo 32 da Lei 9.605/1998.

Conforme o parágrafo 1º do artigo, quando se tratar de cão ou gato, a pena é de dois a cinco anos de reclusão. Na hipótese de morte, a sanção é aumentada de um sexto a um terço, de acordo com o parágrafo 2º. A acusada ainda não foi ouvida pela Polícia Civil para prestar a sua versão. O Santa Portal não conseguiu entrar em contato com ela.

Polícia Civil investiga matança de gatos em Guarujá
Gatos após ingerirem bolinho de carne com chumbinho. (Foto: Reprodução)
loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.