Polícia apreende mulher, armas e drogas em Guarujá; prejuízo ao tráfico pode chegar a R$ 200 mil

Por Santa Portal em 29/11/2023 às 21:00

Divulgação/Marinha do Brasil
Divulgação/Marinha do Brasil

A Polícia Civil apreendeu armas, drogas e prendeu uma mulher nesta quarta-feira (29), quando foi deflagrada a Operação Navegação Segura, em Guarujá. A ação foi realizada com a finalidade de localizar embarcações, motos aquáticas roubadas e auxiliar na prevenção, tanto de crimes patrimoniais quanto de tráfico de drogas.

O delegado da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) em Santos, Fabiano Barbeiro, confirmou que foram apreendidas três armas de fogo – duas pistolas semiautomáticas calibre 40.9mm e um fuzil. Esse armamento é de uso restrito das forças policiais e militares.

Entre 8 e 10 quilos de cocaína e maconha foram apreendidas no bairro Santa Cruz dos Navegantes, o que renderia cerca de 4 mil porções de entorpecentes, segundo o delegado.

“Encontramos, em avaliação superficial, todas essas drogas somam um prejuízo de R$ 200 mil para o tráfico de drogas. E isso é mais uma edição dessas operações, da Operação Navegação Segura, com o apoio da Marinha do Brasil. Se não fosse isso, por questões de insuficiência de meios operacionais, os resultados que alcançamos hoje não seriam possíveis”, disse Barbeiro.

O delegado informmou ainda que a mulher foi presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e drogas. Agora, a Polícia Civil vai investigar se o marido dela também está envolvido na facção criminosa.

“Por meio de levantamentos preliminares temos informações de que o marido dessa mulher tem antecedentes criminais e, eventualmente, alguma conexão com organização criminosa e com o tráfico de drogas. Existem alguns antecedentes criminais que nós conseguimos constatar preliminarmente, que fazem parte da rotina, então quando identificamos essa mulher fizemos o levantamento do seu companheiro e identificamos que ele possui antecedentes. Indícios apontam que ele tem ligação com o crime organizado. Mas ainda estamos apurando isso”, destacou.

O delegado da Deic agradeceu a atuação da Marinha, ressaltando que as apreensões não seriam possíveis sem o apoio operacional.

A Marinha vem realizando a Operação Lais de Guia, desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto da Garantia de Lei e da Ordem (GLO) para porto e aeroportos no Brasil.

“Acredito que o grande sucesso dessa operação tenha sido a junção da nossa capacidade com o trabalho da Polícia Civil. Nós empregamos a nossa lancha blindada, que deu certa segurança para a operação, do pessoal que estava envolvido na operação. Nós contribuímos com 14 mil militares embarcações nas nossas embarcações, operando também com guerra eletrônica. O apoio ocorreu dentro do contexto dessa operação, dentro da nossa área de atuação, que é prevista na operação da GLO, que é a poligonal do Porto de Santos”, explicou Carlos Eduardo Pereira de Souza, comandante do Grupamento de Patrulha Naval da Marinha.


Foto: Divulgação/Marinha do Brasil
loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.