Polícia Ambiental apreende 140 quilos de camarão pescado ilegalmente em Guarujá
Por Santa Portal em 21/04/2022 às 12:10
A Polícia Militar Ambiental apreendeu, na quarta-feira (20), 140 quilos de camarão sete-barbas pescado irregularmente no período de defeso, quando a espécie é protegida para se reproduzir. Os 140 quilos de camarão foram doados para uma instituição de caridade em Guarujá.
A ação faz parte da Operação Decápoda, que iniciou nesta semana em conjunto com Ibama e Marinha, além da atuação de agentes do 3º BPAmb.

Durante o patrulhamento em Guarujá, a equipe flagrou duas embarcações engajadas na pesca do camarão, espécie protegida por lei. A abordagem ocorreu durante patrulhamento em conjunto com Ibama e Fundação Florestal.
Dentro das embarcações, foram localizados, ao todo, 140 quilos de camarão sete-barbas, que, após a descarga, foram imediatamente doados a Associação Feliz Cidade, instituição filantrópica da região, beneficiando dezenas de pessoas carentes e em situação de risco.

Os cinco pescadores a bordo das embarcações foram autuados por crime ambiental, por pescar espécies que deveriam ser protegidas. Dois infratores ainda foram autuados por dificultar a fiscalização ambiental, devido ao corte dos cabos das redes, lançando os petrechos ao fundo do mar. Um dos tripulantes também foi autuado por não possuir a licença de pescador profissional. As embarcações e petrechos utilizados na pesca do camarão, também foram apreendidos.