PM, GCM e Força Tarefa lançam Operação Maré Alta para combater crimes em Guarujá
Por Santa Portal em 06/05/2022 às 06:10
O 21º Batalhão da Polícia Militar, que atua em Guarujá, Bertioga e Cubatão, e o município de Guarujá lançam nesta sexta-feira (6) a Operação Maré Alta, que tem como objetivo intensificar o policiamento em diversas regiões da cidade, sobretudo no entorno da área comercial de Vicente de Carvalho.
A ação foi definida após uma reunião da prefeita em exercício, Adriana Machado, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com o secretário chefe da Casa Civil do Estado de São Paulo, Cauê Macris, para reivindicar o reforço das ações de segurança pública na Cidade.
A operação reunirá policiais militares, agentes da Força Tarefa Municipal, além da Guarda Civil Municipal (GCM), com o apoio de 17 novos guardas aprovados em concurso público, treinados e recém formados pelo Município.
“O grupo vai atuar em diversas regiões da Cidade, com foco preferencial no entorno comercial do Distrito de Vicente de Carvalho. Mediante uma estratégia específica, desenvolvida com base em estatísticas e a inteligência das corporações, será feito o atendimento 24 horas desses locais”, assegura o secretário de Defesa e Convivência Social de Guarujá, Átila Gregório.

Reunião na capital
A prefeita em exercício de Guarujá, Adriana Machado, reuniu-se na manhã desta quinta-feira (5), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com o secretário chefe da Casa Civil do Estado de São Paulo, Cauê Macris, para reivindicar o reforço das ações de segurança pública na Cidade. Paralelamente, a Prefeitura e o 21º BPM/I iniciam, nesta sexta, a Operação Maré Alta.
Em ofício endereçado ao governador Rodrigo Garcia, a prefeita em exercício listou os recentes casos de criminalidade em Guarujá, o que contribui para a sensação de insegurança na população e prejudica o turismo e a atividade comercial.
Além disso, a prefeita relatou os investimentos do Município no apoio à segurança pública, como o aumento do efetivo da Guarda Municipal, que totaliza um efetivo de 355 agentes, inclusive com o uso de armas de fogo, além do compartilhamento de 1.770 câmeras de monitoramento espalhadas pela Cidade e a modernização do parque de iluminação pública.

Entre as ações específicas, a prefeita em exercício relatou, no ofício, a necessidade de reforço do efetivo das polícias Civil e Militar, o retorno da Operação Delegada e a organização de operações especiais de inteligência para combate ao crime.
O secretário Macris disse que o Governo do Estado conhece as necessidades dos municípios paulistas quando o assunto é segurança pública e por isso lançou a Operação Sufoco, que terá ações replicadas em nível regional, seguindo as estratégias de cada comando regional da Polícia Militar.
Ao final da reunião, Cauê Macris ficou de marcar novo encontro com a prefeita para novas tratativas sobre o assunto.