20/01/2020

Placa Mercosul, que vai ser obrigatória a partir de fevereiro, vai ficar mais cara em São Paulo

Por #Santaportal em 20/01/2020 às 14:41

SÃO PAULO – A placa Mercosul será implantada a partir do dia 1° de fevereiro no Estado de São Paulo. É o estabelecido pelo Dentran (Departamento Nacional de Trânsito), para adoção do novo padrão de identificação veicular em todo território brasileiro.

Com essa mudança, a autarquia paulista vai abandonar o modelo de licitação, adotado há muitos anos para contratar as empresas fabricantes das placas no Estado.

O Detran-SP irá assumir a modalidade de credenciamento, atendendo o que determina a resolução 780/2019 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). A mudança consta da portaria 11/2020 do órgão estadual, publicada em 9 de janeiro de 2020 no Diário Oficial.

Isso significa que o Detran-SP passará a liberar dos demais Estados, a livre concorrnência. Portanto, as empresas credenciadas podem não só produzir as placas como também vendê-las ao consumidor fianl sem qualquer controle de preços.

A placa Mercosul terá de ser adquirida em caso de mudança de categoria do veículo ou furto, extravio, roubo ou dano da placa. Ou quando o registro do veículo for transferido de município ou Estado. Será obrigatória para veículos novos, ou quando o registro do veículo for transferido de município ou Estado.

Atualmente, o par de placas no padrão cinza é tabelado em R$ 138,24 no território paulista para o primeiro emplacamento de automóveis e para as concessionárias de veículos o valor sobe a R$ 213,31.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.