17/09/2020

Pinguim encontrado morto após o feriado tinha máscara no estômago

Por #Santaportal em 17/09/2020 às 09:53

LITORAL NORTE – Um pinguim encontrado morto na Praia de Juquehy, na Costa Sul de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, dois dias após o feriado prolongado de 7 de setembro, estava com uma máscara facial N95 em seu estômago.

A descoberta foi feita durante necropsia realizada pelo Instituto Argonauta para Conservação Costeira, após o animal ter sido recolhido pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) chamada para a ocorrência.

De acordo com informações da equipe técnica do Argonauta, o pinguim da espécie Magalhães (Spheniscus magellanicus), estava muito magro e com muita areia em todo o corpo. Ele foi levado para a Unidade de Estabilização (UE) do instituto e, após exame de necropsia, foi constatado que ele estava com a máscara facial no seu estômago.

O oceanógrafo e presidente do Instituto Argonauta, Hugo Gallo Neto, atenta para os problemas que estão sendo ocasionados pelo descarte inadequado de resíduos, em especial a esse tipo de lixo gerado pela pandemia da Covid-19.

“Nós já vínhamos alertando o aparecimento de máscara, e esse caso é a prova inequívoca de que esse tipo de resíduo causa mal e mortalidade também na fauna marinha, além da irresponsabilidade da pessoa que dispensa uma máscara em um lugar inadequado, pois é um lixo hospitalar com risco de contaminação de outras pessoas”, avaliou o oceanógrafo.

Pinguim-de-Magalhães

A temporada dos Pinguim-de-Magalhães começou no mês de junho deste ano no Litoral Norte e em toda costa brasileira. O primeiro pinguim resgatado pela equipe do PMP-BS Área SP do Instituto Argonauta foi no dia 9 de junho, na praia do Itaguaçu, em Ilhabela.

Desde então, foram 576 ocorrências atendidas pelo Argonauta até o dia 31 de agosto envolvendo os pinguins desta espécie, sendo que, do total, apenas um pinguim realmente sobreviveu e foi encaminhado para soltura junto a outros pinguins da temporada reabilitados pelas instituições parceiras.

Todos os anos, os Pinguim-de-Magalhães migram da Patagônia Argentina em busca de alimento, mas parte deles acaba se perdendo do grupo e são encontrados em nossas praias.

Na última sexta-feira (11), 31 pinguins resgatados este ano pelo Instituto Gremar , que passaram por tratamento veterinário, foram soltos em alto-mar, no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos. A soltura foi realizada cerca de 45 km da costa, respeitando as condições oceânicas do Litoral Paulista.

Desde o começo do ano, mais de 4.450 pinguins foram encontrados no litoral brasileiro. Muitos deles são resgatados machucados por embarcações, petrechos de pesca ou desidratados. Todos os animais marinhos encontrados são avaliados e, quando necessário, são encaminhados para o atendimento veterinário. 

 

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.