Peruíbe tem mais de 200 pessoas desabrigadas por conta das chuvas
Por Santa Portal em 09/01/2025 às 11:00
Ao menos 250 pessoas estão desabrigadas após as fortes chuvas que atingiram Peruíbe, segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo. Em 24 horas, choveu 263 mm na cidade, volume maior que o esperado para o mês de janeiro todo, que era de 236 mm.
O Corpo de Bombeiros iniciou a remoção de pessoas de áreas de risco nesta quarta-feira (8) e e os trabalhos seguiram durante a madrugada desta quinta (9). Três equipes foram divididas entre os bairros Veneza, Caraguá e Jardim das Flores, Ribamar e Romar.
Nesta quinta-feira (9), será enviado um caminhão com 500 itens, entre eles água, roupas e kits de higiene pessoal. Segundo a Defesa Civil do Estado, foram montados dois abrigos emergenciais na cidade.
O Fundo Social de São Paulo está em contato com as autoridades locais para avaliar novas demandas específicas do município para o envio de mais donativos.
Alagamento e deslizamento em rodovias
As fortes chuvas que atingiram a região na noite desta quarta-feira (7) causaram transtornos aos motoristas que passavam pelas rodovias Mogi-Bertioga e Cônego Domenico Rangoni, que sofreram com alagamentos e um deslizamento de talude.
Na altura do km 82 da Mogi-Bertioga, por volta das 18h40, houve um deslizamento da encosta com queda de terra e árvores. As equipes da concessionária Novo Litoral, que administra o trecho, prosseguiram com a operação de bloqueio da serra, que foi desobstruído na madrugada desta quinta (8).
Segundo a Novo Litoral, o fluxo por Pare e Siga deve prosseguir durante esta quinta por conta de máquinas maiores que serão utilizadas para a limpeza da encosta e retirada de árvores com risco de queda. Neste processo, paralisações momentâneas acontecerão durante todo o dia até garantir a segurança na retomada do tráfego.
Já na Cônego Domenico Rangoni, as fortes chuvas e a alta da maré causaram o alagamento dos dois sentidos da pista por volta das 18h20 na altura da Vila Parisa, em Cubatão. O volume de água foi escoado e o tráfego já flui normalmente.