Pela primeira vez, Guarujá tem média móvel de óbitos semanal zerada

Por Santa Portal em 03/09/2021 às 16:44

Reprodução
Reprodução

Guarujá não registra mortes por covid-19 há mais de sete dias. Nesta quinta-feira (2), o Município tem média móvel de óbitos zerada. Esta é a primeira vez que isso acontece desde abril do ano passado, quando o primeiro falecimento em razão da infecção pelo novo coronavírus aconteceu na Cidade.

O avanço no processo de vacinação tem reduzido gradativamente a ocupação dos leitos destinados à covid-19. Como consequência, o número de óbitos também caiu, mantendo o patamar zerado há mais de uma semana.

“É com muita alegria que começamos a observar os resultados da campanha de vacinação contra a covid-19. Estamos caminhando para uma cobertura vacinal de primeira dose de 80% em adultos e já atingimos 60% dos adolescentes de 12 a 17 anos”, ressaltou o prefeito Válter Suman.

O chefe do Executivo também reforça a importância da imunização para quem ainda não foi garantir a dose dentro de seu público-alvo e manutenção dos cuidados profiláticos. “Não podemos baixar a guarda em relação ao uso de máscaras, distanciamento social e higienização constante das mãos. Há vacinas disponíveis para os munícipes que por ventura ainda não tenham tomado. Um esforço coletivo que precisa de máxima adesão para resultados ainda mais sólidos”, completou.

Alta cobertura em faixas etárias com maior mortalidade

O Município conseguiu uma alta cobertura, ao menos com a primeira dose, nas faixas etárias com maior mortalidade por covid-19. Nos munícipes com mais de 50 anos, a cobertura é superior a 90%. Das 76.826 pessoas estimadas, 69.523 foram se vacinar.

Este é exatamente o grupo mais impactado pela pandemia na Cidade. Dos 1.232 óbitos de residentes registrados na pandemia, 1.013 deles tinham mais de 50 anos. Eles representam 82% das mortes.

Ocupação de leitos abaixo de 20%

Desde a segunda quinzena de julho, a Cidade tem registrado ocupação de leitos públicos abaixo de 20%, tendo chegado ao patamar de 9% nos últimos dias de agosto.

Era natural que com cada vez menos leitos ocupados o número de óbitos também diminuísse proporcionalmente.

Adolescentes em busca da vacina

Os adolescentes têm dado exemplo na busca pela imunização. A Cidade começou a vacinar os menores de 17 anos em 25 de agosto. Pouco mais de uma semana depois, até a última quinta, 13.440 do total de 22.079 estimados pelo Município com idade superior a 12 anos já garantiram a primeira dose. Isso representa uma cobertura de 60%.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.