30/01/2021

Pela Glória Eterna: Santos e Palmeiras decidem título da Libertadores no Maracanã

Por Rodrigo Martins em 30/01/2021 às 09:02

LIBERTADORES – Santos e Palmeiras decidem neste sábado (30), a partir das 17h, no Maracanã, o título da Copa Libertadores da América. O Peixe entra em campo buscando o tetra, enquanto o Verdão pode conseguir o bi da maior competição entre clubes das Américas. Pela primeira vez, um clássico paulista vai decidir a Libertadores.

Do lado santista, a confiança é grande em fazer uma grande exibição. Para o técnico Cuca, o time chega bem preparado para a decisão. “A palavra medo não existe. A própria competição te ensinou a ser ‘cascudo’. Esses meninos criaram um lastro forte, uma confiança grande. Esse jogo não é em casa nem fora. É uma decisão diferente, de um jogo só. Temos de pensar bem, em todos os sentidos, principalmente na estratégia de jogo. Pensar no calor que vai fazer”, disse.

O treinador alvinegro destacou que o grupo de jogadores é bastante unido e as dificuldades encontradas – tanto dentro quanto fora de campo – ajudaram a equipe praiana a criar um vínculo de união muito forte.

noticia20211293544332.jpg
Foto: Ivan Storti/Divulgação Santos FC

“Sempre tratamos todo mundo igual, com o mesmo peso, mesma medida. Temos uma felicidade muito grande de ver, dentro de todos os problemas que tivemos neste ano. São muitos. Com problemas financeiros, ficamos alheios a tudo isso. A gente fez uma poupança que com certeza mais tarde seria creditada. E está sendo. Ou já foi. Graças ao esforço que toda a diretoria fez e a nós, que soubemos ter paciência. Nosso caminho não foi fácil e fomos criando um vínculo familiar. Mas isso não é sinônimo de vitória. O Palmeiras também vai estar no seu máximo. Temos de estudar para fazer as coisas certas”, comentou.

Conhecido por ser um técnico bastante supersticioso, Cuca afirmou que isso não entra em campo na hora de uma final tão importante. Para ele, o mais importante é a fé de que o trabalho desenvolvido pode ser coroado com o título. “Superstição é minha fé. Não é superstição. Eu tenho a camisa da Nossa Senhora, em quem acredito muito. É fé. Fui lá no santuário agradecer a ela por tudo o que tem feito por mim, por esses meninos”.

Já sobra a escalação, Cuca despistou e falou que o Santos ainda não está definido para a final. Segundo o treinador, Sandry, Lucas Braga e Soteldo brigam por duas vagas entre os titulares. “Nós tivemos fora o Soteldo em duas partidas (contra o Grêmio). E nas duas eu joguei com Sandry e com o Lucas Braga. Então podemos incluir o Soteldo também, né? Muda-se a forma de jogar. Mas não muda a maneira com que o time joga. Forma é uma coisa, o sistema tático. Mas mesmo mudando as peças vamos ter nosso jeito. A forma do treinador jogar é a mesma, que é do Abel e a minha. São estratégias que a gente usa. Levando muita coisa em consideração. Não sei se pode ser um jogo de 90 minutos, pode ser mais. O jogo pode se decidir no meio, no fim. Ou pode se decidir no começo. São situações que temos dentro do grupo que críamos essas opções e vamos escolher o melhor ao longo do jogo”, destacou.

noticia20211293256321.jpg
Foto: Ivan Storti/Divulgação Santos FC

Palmeiras com dúvidas na escalação
Assim como Cuca fez mistério, o técnico palmeirense, Abel Ferreira, também fez mistério e não confirmou a escalação que entra em campo neste sábado contra o Peixe. Felipe Melo e Rony são as duas dúvidas do treinador português para o duelo decisivo.

“Em relação ao Felipe Melo, tenho sido honesto com a comunicação que tenho feito com vocês desde que cheguei aqui. Felipe é um jogador com uma experiência muito grande, com uma vibração enorme, alguém que nos ajuda dentro e fora de campo. Seguramente vai poder nos ajudar. Se vai ser de início ou se vai se entrar durante o jogo, cabe a mim decidir”, disse Abel.

No ataque, o comandante do Palmeiras ainda não definiu entre Rony e Willian quem começa jogando. Um dos dois estará ao lado de Luiz Adriano no ataque alviverde. “O Rony tem sido chamado a jogar como centroavante ou na ponta porque nos dá um jogo vertical, velocidade, ajuda a defender, assim como o Willian. São dois jogadores com características diferentes, mas com grande desempenho”, analisou.

Segundo Abel, o seu time vai manter a mesma postura que mostrou durante toda a Libertadores. “Temos de ser fieis a nossa forma de atacar, de defender. Não há outra forma, é a nossa identidade. O que nos guia é a bola quando a temos e quando não a temos. Tem um adversário que procuramos dizer os detalhes, mas temos de impor o nosso jogo. Do outro lado vai ter um rival que vai querer tanto quanto nós”, discursou.

noticia20211293348147.jpg
Foto: Cesar Greco/Divulgação SE Palmeiras

FICHA TÉCNICA:

SANTOS X PALMEIRAS
Local:
Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro
Data: 30 de janeiro (sábado)
Horário: 17h
Árbitro: Patrício Loustau (Argentina)
Assistentes: Ezequiel Brailovsky e Diego Bonfa (ambos da Argentina)

Santos: John; Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Diego Pituca e Lucas Braga (Sandry); Marinho, Soteldo e Kaio Jorge
Técnico: Cuca

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Luan e Matías Viña; Danilo (Felipe Melo), Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Rony (Willian) e Luiz Adriano
Técnico: Abel Ferreira

noticia20211294229231.jpg
Foto: Divulgação/Conmebol

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.