Passarela da alfândega passa por melhorias após diversas reclamações de usuários

Por Santa Portal em 03/04/2023 às 21:00

Isabela Carrari/PMS
Isabela Carrari/PMS

A passarela da Alfândega, que dá acesso à travessia SantosVicente de Carvalho, passará por melhorias a partir desta segunda-feira (3). De acordo com a Santos Port Authority (SPA), a primeira fase dessa operação assistida tem previsão de duração de até 10 dias.

A passarela foi inaugurada em janeiro deste ano e, até então, vem causando alguns problemas e aborrecimentos para os usuários do equipamento. No início deste mês, o elevador da passarela chegou a ficar 48 horas inoperante. Casos de pessoas presas no elevador também já foram registrados mais de uma vez.

Entre as melhorias citadas pela SPA estão a instalação de um gerador de emergência para garantir a continuidade do funcionamento dos elevadores em caso de queda de energia; substituição da máquina de tração dos elevadores, trazendo mais desempenho e confiabilidade para o equipamento; instalação de sensores de peso nos elevadores, para que o equipamento não entre em funcionamento quando estiver acima do limite de carga; instalação de bomba para drenagem de água do fosso dos elevadores e substituição de peças e acessórios para proteção contra umidade.

Segundo a SPA, após esta etapa, caso não sejam necessárias mais intervenções, a passagem em nível voltará a ser fechada de maneira definitiva.

Além das melhorias citadas, também estão em andamento, com previsão de término até o final de abril, a obra de fechamento de aberturas entre os degraus das escadas e a substituição do material do piso — que, segundo a SPA, não devem obstruir a passagem de pedestres. Também estão sendo avaliados ajustes no projeto das canaletas para transporte de bicicletas.

A passarela

A passarela foi inaugurada no dia 16 de janeiro e conta com escadas em ambos os lados e 54 metros de comprimento por 7,1 metros de largura. Há um elevador com capacidade para 1200 kg, com orientação para que seja utilizado por até 10 pessoas por vez. O equipamento, previsto para funcionar 24h por dia, tem uso prioritário para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

De acordo com a prefeitura, cerca de 20 mil pessoas circulam diariamente pelo local. O projeto contou com aplicação de material misto em sua estrutura, com a fundação e os pilares feitos com concreto armado e a superestrutura em metal, com piso constituído por uma mistura de aço com concreto.

O projeto foi viabilizado por meio de uma parceria entre Prefeitura Municipal, Santos Port Authority (SPA) e a companhia ferroviária e de logística Rumo, que realizou a doação da obra, com investimentos estimados em cerca de R$ 20 milhões. A gestão e a manutenção da estrutura ficarão a cargo da Autoridade Portuária.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.