15/03/2022

Pandemia acelerou processo da transformação digital, diz diretor da Totvs

Por Santa Portal em 15/03/2022 às 14:00

Imagem ilustrativa/Unsplash
Imagem ilustrativa/Unsplash

O fenômeno da transformação digital vem ganhando força nos últimos anos e foi acelerado de forma brutal durante a pandemia, afirma o diretor executivo da empresa Totvs, Wilson de Godoy. Ele aponta que a digitalização das empresas não é mais uma questão de escolha. “O percentual da população que aprendeu a se relacionar digitalmente é maior. Não estou nem discutindo se isso é bom ou ruim, é fato”.

Transformação digital é o processo no qual organizações utilizam tecnologias a fim de melhorar o desempenho de seus negócios. Elas utilizam sistemas que automatizam atividades, promovendo mudanças na produção ou prestação de serviços.

De acordo com a pesquisa Infobase Interativa de 2018, 82% dos executivos ao redor do mundo acreditam que as empresas em que trabalham devem passar pelo processo de transformação digital. Em sua maioria, eles também acreditam que a produtividade deve aumentar de 50% a 80%.

No contexto da pandemia, um estudo feito com diferentes setores encomendado pela Microsoft à The Economist Intelligente Unit, mostrou o impulso que o processo de transformação digital tomou: 62% das empresas privadas se disseram preparadas para o trabalho remoto. Já em ambientes governamentais, 55%. Para 49% dos entrevistados de varejo, o que impulsiona a transformação é melhorar a experiência do cliente.

“As empresas precisam efetivamente se digitalizar, em todos os passos. Desde quando você contrata um funcionário e ele poder fazer todos os procedimentos dele através da web, como colocar documentos, tirar foto, fazer biometria, todo o processo dele, em vez de ir no departamento de RH e levar aquela pilha de documentos. A experiência já começa diferente aí”, exemplifica Godoy.

A Totvs, empresa de tecnologia que lida com serviços financeiros e soluções de business performance, se coloca no contexto de facilitar com que as empresas atinjam o grau de digitalização que precisam. Godoy estabelece três pilares:

1º Pilar – Gestão: “A Totvs ajuda, através de software, as empresas a fazerem a gestão da própria empresa. Quando eu falo de gestão, falo de tudo. Desde melhorar a experiência do cliente, do funcionário, de todos os atores da empresa, assim como buscar uma redução de custos importante para a companhia. Pelo menos dar substância para que as decisões de redução de custo sejam tomadas”.

2º Pilar – Business performance: “Não é controlar e conhecer as despesas, é potencializar as receitas. O que pode ser feito para vender mais. Tem que conhecer melhor o cliente, melhorar a oferta, fazer com que o preço de sua oferta esteja melhor que o mercado”.

3º Pilar – Techfin (Financial Technology): “Soluções financeiras alavancadas por tecnologia. Para que a gente ajude nossos clientes a melhorar o fluxo de caixa, potencializar até eventualmente as vendas. Existem soluções de techfin que trazem resultados de business performance. Eles trazem aumento de venda. E assim sucessivamente”.

Lide

O CEO da Totvs, Dennis Kerszkowicz, vai participar nesta terça-feira (15) de um painel no Lide Litoral Paulista para falar sobre transformação digital. O evento é das 19h às 22h, na Ponta da Praia, em Santos.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.