Palestra com ministros do TST e STJ encerra V Congresso de Direito Marítimo e Portuário da ABDM

Por Rodrigo Martins em 16/09/2022 às 19:51

A palestra “Temas atuais do Direito Marítimo” fechou, na noite desta sexta-feira (16), o V Congresso de Direito Marítimo e Portuário da ABDM. O evento foi realizado nesta quinta-feira (15) e sexta no Sheraton Hotel, em Santos.

Apresentador do ato final do congresso, o ministro Guilherme Caputo Bastos, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), enalteceu a importância do congresso. “A ABDM e a Unisanta estão de parabéns pela organização de um evento impecável em sua forma e conteúdo. Todos os temas abordados aqui foram de total importância e creio que quem ganha com tudo isso é o setor portuário”, disse.

Em seguida foi a vez do palestrante, o ministro Paulo Moura Ribeiro, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), fazer uso da palavra. “Fico muito feliz de voltar para a minha cidade e participar de um evento dessa magnitude. Fico feliz em reencontrar a Família Teixeira, que está sempre ao lado da cidade e do desenvolvimento do país. É fundamental um evento desses porque através do debate nós conseguimos discutir soluções para o nosso setor portuário”, afirmou.

Com todo o seu conhecimento e observações bem humoradas, Moura Ribeiro contou ao público sobre casos envolvendo o Direito Marítimo e Portuário no qual esteve presente. Para ele, muitos avanços foram feitos nessa área, mas ainda há muito a evoluir.

O ministro do STJ observou que o Direito existe para tentar equilibrar as relações comerciais e trabalhistas. “Quando só um lado sai beneficiado, não temos a paridade que o Direito deve presumir. É como eu sempre digo: o capitalismo precisa ter perfume e cheiro bons, mas não pode ser predatório”, destacou.

Ao se despedir do público, Moura Ribeiro fez uma citação para ressaltar a importância de eventos como esse. “Termino citando o Padre Vieira: ele nos ensinou que ‘os passos passam, mas as pegadas ficam’. As pegadas de encontros com esse vão se fixar e abrir caminho para o futuro”, completou.

Organização do evento

Após a palestra final, o diretor geral do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Marcelo Teixeira Filho, falou sobre o sucesso do evento. “Quero manifestar meu agradecimento a todos os envolvidos para que realizássemos um evento com tamanha excelência. Meus agradecimentos ao presidente da ABDM, Luis Felipe Galante, e ao seu vice, o meu amigo Marcelo Sammarco. Certamente teremos uma missão importante no ano que vem de melhorar ainda mais esse evento. Gostaria de agradecer essa confiança e parceria de todas as entidades que patrocinaram o evento, bem como aos palestrantes e autoridades presentes”, declarou.

Teixeira Filho ressaltou ainda o elo que o Santa Cecília mantém com o setor portuário. “Desde a sua fundação pelos meus avós e pela minha querida Tia Emília na Avenida Rodrigues Alves, com 26 alunos que eram filhos de trabalhadores portuários, essa ligação se perpetuou pela segunda e terceira geração da Família Teixeira. Continuamos nos dedicando para manter a Unisanta ao lado da sociedade, sempre discutindo os rumos do setor portuário para a nossa região e para o Brasil”, comentou.

O vice-presidente da ABDM, Marcelo Sammarco, também comemorou o sucesso do congresso. “Quero registrar meu agradecimento para a Família Teixeira e toda a equipe da Unisanta, que trabalhou incansavelmente para que esse evento acontecesse. As inscrições se esgotaram esse ano em menos de uma semana, o que é motivo de comemoração para nós. Mas a maior parte do sucesso do evento se deve ao conteúdo que foi discutido aqui. Tudo isso fez com que tivéssemos um congresso de altíssimo nível. Agradeço aos nossos associados da ABDM que tornaram isso possível. Estamos no quinto evento, partindo para o sexto. Cada vez mais a dificuldade é maior, porque a régua do congresso desse ano aumenta ainda mais as expectativas. Esperamos entregar um congresso com uma maior qualidade ainda em 2023”, encerrou.

O V Congresso de Direito Marítimo e Portuário da ABDM é uma iniciativa da Associação Brasileira de Direito Marítimo (ABDM) e realização conjunta da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e do Sistema Santa Cecília de Comunicação.


Foto: José Luiz Borges/Divulgação

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.