Pacientes das unidades de reabilitação recebem novas próteses e órteses
Por Santa Portal em 03/09/2022 às 22:00
Seguindo o cronograma de entregas de órteses e próteses, a Secretaria de Saúde (Sesau) realizou na última sexta-feira (02) a entrega de três próteses e três calçados e palmilhas para pacientes que fazem ou já fizeram tratamento em alguma das três unidades de reabilitação do Município.
Antônio Souza Dias, de 63 anos, morador do bairro Japuí, foi o primeiro morador da fila a ser contemplado com os equipamentos que visam proporcionar mais acessibilidade, reabilitação e inclusão social.
O idoso conta que já faz acompanhamento médico na unidade há cerca de 10 anos, e por meio do Centro de Reabilitação conseguiu adquirir a prótese antiga que ele possuía. “É uma experiência nova usar esse equipamento. No começo tem um leve desconforto por não estar acostumado, mas tudo é questão de adaptação. Estou feliz.”
Os profissionais que trabalham no local deram instruções e orientações sobre as cautelas e a higiene com a prótese
.João Adolpho Alencar, 43 anos, é o responsável pela confecção das próteses e órteses que, depois de 10 anos, São Vicente voltou a disponibilizar para a população. “Nossa ideia foi montar uma oficina geral de próteses e órteses e também algumas cadeiras de rodas. Esses equipamentos são feitos a partir do molde dos pacientes. Eu e minha equipe começamos com a avaliação pessoal de cada morador, depois tiramos as medidas e confeccionamos um molde com gesso.”
Em média, as próteses levam cerca de um mês para ficarem prontas. Além disso, para maior durabilidade dos equipamentos, os pacientes precisam voltar à unidade regularmente para fazer os ajustes necessários. “Como é um equipamento que a pessoa usa diariamente, é preciso se acostumar e isso leva um período”, destaca João.
A Sesau já realizou outras três entregas de próteses, órteses e equipamentos como calçados ortopédicos e palmilhas neste ano, confeccionados sob medida.
“Além do cuidado que nós temos no dia da entrega, a fim de proporcionar o máximo de conforto para nossos pacientes, também mantemos contato com eles para verificar se está tudo bem ou se há algum problema. Todos estão super adaptados e ainda elogiaram a empresa e os profissionais que fizeram os equipamentos”, disse a a responsável técnica do Reabilitar I, Luciana Gushiken.