Orquestra Rock traz o melhor do gênero unido à música erudita
Por Renan Pablo / Santa Portal em 07/10/2022 às 11:43
Com a proposta de promover a fusão da música instrumental e erudita com a popular, a Orquestra Rock vem se destacando no cenário musical com releituras incríveis de clássicos do rock.
Vitor Lima, produtor do Orquestra Rock, projeto de cunho social e cultural, comentou sobre o a escolha do repertório musical do grupo e o esforço necessário para combinar os instrumentos eruditos com o rock internacional e nacional.
A Orquestra é consolidada por preceitos sociais e procura sempre oferecer apresentações para todo o público, com acessibilidade, entrada franca e arrecadação de fundos para instituições através do projeto sociocultural Arte do Bem.
Presente desde a sua formação, Vitor trabalha desde os seus 13 anos no setor musical, e auxilia a orquestra desde o seu primeiro show. Com a responsabilização de manter atendidas as necessidades de cerca de 35 músicos, ele vê como principal dificuldade atender a exigências de todos e garantir que não haja a dispersão do grupo.
“Eu cuido desde da locação do espaço às necessidades dos músicos e artistas. Com um grupo grande o principal desafio é a dispersão dos membros da orquestra, por vezes ficamos com períodos longos sem shows e isso pode desmotivar os músicos”.
Marcado por um repertório do rock e pop rock dos anos 1980 e 1990, a Orquestra Rock sempre teve este conceito de unir o erudito, com instrumentos de sopro, madeira e cordas, com grandes sucessos do gênero. Contudo, o conteúdo dos shows não foi definido logo de início, sendo montado a partir do clamor do público.
“No começo a gente iniciava com trilhas de filmes e músicas mais clássicas, deixando as partes do rock para final. E com isso a gente via um público maior aparecendo para assistir justamente após o bloco de trilhas e clássicas”.
Apresentando músicas de bandas internacionais, como AC/DC, Guns’ And Roses e Led Zepelin, e nacionais, Paralamas do Sucesso e Capital Inicial, a Orquestra percorre todo o Brasil. Por vezes com colaborações de artistas como Di Ferrero, Rodrigo Suricato, Jota Quest e bandas Skank, IRA! e Barão Vermelho.
Para o concerto de Osasco, que acontecerá no próximo domingo (9), o show será dividido em dois blocos, apresentando os maiores sucessos nacionais e internacionais, levando a fusão do melhor dos dois mundos da música.