Operação Verão é lançada em Guarujá; mais de 3 mil policiais reforçam policiamento no litoral

Por Santa Portal em 18/12/2023 às 16:00

Divulgação/SSP
Divulgação/SSP

A Secretaria da Segurança Pública lançou, nesta segunda-feira (18), a Operação Verão 2023/2024, que abrange 16 municípios do litoral sul e norte de São Paulo. Mais de 3 mil policiais vão reforçar o policiamento, em duas etapas, até fevereiro do ano passado. A cerimônia de lançamento da operação foi realizada na Praça Horácio Lafer, em Guarujá.

“É uma das maiores operações policiais do mundo. Isso significa menos crimes, mais prevenção e uma maior sensação de segurança. Todos os policiais são altamente especializados e estão preparados para cumprir sua missão na Baixada Santista. Essa é a Polícia Militar que está à disposição de vocês. Aqui fica meu agradecimento a todos vocês, pois cabe lembrar que todos os indicadores criminais caíram nesse ano.”, disse o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Cássio Araújo de Freitas.

A ação será realizada em duas etapas, sendo a primeira entre 18 de dezembro de 2023 a 5 de fevereiro de 2024. A 2ª fase ocorrerá entre 6 e 23 de fevereiro de 2024. Mas o reforço continuará mesmo após o fim da operação, segundo o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite.

“Quando assumimos a gestão, o centro e o litoral sempre foram nossas prioridades. Esse reforço contínuo no litoral vai continuar fazendo parte do trabalho. Ao final da Operação Verão, que é uma demanda da sociedade, nós vamos manter o reforço no policiamento por aqui”, afirmou Derrite.

No efetivo empregado pela PM estarão 814 soldados de 2ª classe que fazem parte da turma que se formou na quinta-feira (14). Destes, 651 ficarão no litoral sul e 163 no litoral norte. As equipes contarão com 377 viaturas de reforço, além de três aeronaves, embarcações e drones.

O delegado-geral da Polícia Civil, Dr. Artur Dian, também reforçou o apoio dos policiais civis durante a Operação Verão. “Vamos apoiar nossos policiais que patrulham nossa orla, nosso litoral, para que possamos fazer apreensões rápidas, seguir com as investigações e tirar os criminosos das ruas. Esse litoral pertence à nossa população, e eles merecem usar isso com tranquilidade e segurança. Tenho certeza de que é isso que vai acontecer”.

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros também participa da operação, que visa intensificar a prevenção de afogamentos a partir de atividades de busca e salvamento, resgate de embarcações em situações de risco, entre outras. São cobertas nas atividades as represas Billings (São Bernardo do Campo) e Guarapiranga (Capital).

O efetivo conta com 821 bombeiros; 137 viaturas entre URSA, UR, Auto-Tanque (AT), Auto-Bomba Salvamento (ABS) e outras; 794 guarda-vidas por tempo determinado (GVTD) e temporário.

Polícia Civil e Técnico-Científica

As delegacias contarão com o efetivo total, já que serão suspensas férias e licenças dos policiais civis durante a Operação Verão. No litoral norte o efetivo será de 308 policiais civis já contando o reforço de 135 que virão das demais Delegacias Seccionais do Deinter-1. No caso do litoral sul são 1.206 policiais empenhados.

Os plantões do Instituto de Criminalística (IC) e do Instituto Médico Legal (IML) organizarão suas escalas com o efetivo que já atua na região. Em relação às férias, se houver necessidade serão suspensas.

Os policiais atuarão junto ao efetivo nas delegacias, no trabalho de investigação e no atendimento à população. Eles serão contratados por meio da Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial (Dejec).

Inauguração da Companhia da Força Tática do 21º BPM/I

Também nesta segunda ocorreu a inauguração da Companhia da Força Tática do 21º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), em Guarujá.

“Todas os batalhões da Baixada Santista foram enxugados para criar o BAEP. Agora estamos fazendo o movimento contrário, mantendo o BAEP e criando companhias de Força Tática onde não existia, disse Guilherme Derrite.

O batalhão contará com 97 policiais e 29 viaturas, atendendo aos municípios de Cubatão, Guarujá e Bertioga. Anteriormente, o 21º BPM/I era dividido com 1 pelotão em cada município, que agora se torna uma companhia. Houve apenas remanejamento interno no batalhão.

Assinatura da criação da 4ª Companhia Náutica do 2º BAEP

Também foi assinado no evento a criação da 4ª Companhia Náutica do 2º Batalhão de Ações Especiais da Polícia (BAEP) de Santos, com o objetivo de reforçar o policiamento náutico na região. Ocorrerá o remanejamento dos policiais, que terá 44 agentes na Companhia.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.