Operação desarticula esquema de fraudes em contas vinculadas à Caixa na Baixada Santista
Por Santa Portal em 06/12/2024 às 11:00
A Polícia Federal deflagrou, na última quarta-feira (4), a Operação Ecos da Fraude, com o objetivo de combater fraudes bancárias relacionadas à subtração de valores de contas vinculadas à Caixa Econômica Federal. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão nas cidades de Itanhaém e Peruíbe.
Por ordem da Justiça Federal de São Paulo, os agentes também realizaram medidas de restrição patrimonial. O objetivo dessas ações é garantir o cumprimento das obrigações de forma menos drástica, alertando os envolvidos sobre as possíveis consequências legais. Durante as buscas, foram apreendidos equipamentos eletrônicos, documentos, veículos e objetos de valor.
Os suspeitos, após identificarem contas com altos saldos, utilizavam engenharia social para realizar o cadastramento de dispositivos computacionais (smartphones ou computadores) em nome das vítimas e, assim, executar as fraudes.
Os investigados poderão responder pelos crimes de furto mediante fraude com o emprego de dispositivo eletrônico e associação criminosa.