Operação da PF detém empresário do ramo musical em Santos; Alexandre Pires é investigado

Por Santa Portal em 04/12/2023 às 21:04

Reprodução
Reprodução

O empresário Matheus Possebon foi preso ao desembarcar de um cruzeiro temático em Santos após a Polícia Federal cumprir um mandado de prisão. O cantor Alexandre Pires também é um dos alvos da operação Disco de Ouro, que foi deflagrada nesta segunda-feira (4). O objetivo principal é desarticular um esquema de financiamento e logística ao garimpo ilegal na terra indígena Yanomami.

De acordo com a Polícia Federal, foram cumpridos dois mandados de prisão e seis de busca e apreensão, além do pedido de bloqueio de mais de R$ 130 milhões dos suspeitos.

A operação é um desdobramento de uma ação realizada em janeiro de 2022 pela PF, quando 30 toneladas de cassiterita extraídas da terra Yanomami foram encontradas na sede da empresa investigada e estariam sendo preparadas para serem enviadas para o exterior.

Segundo o inquérito policial, o esquema seria voltado para a “lavagem” de cassiterita e o minério seria seria declarado como originário de um garimpo regular no Rio Tapajós, em Itaituba, no Pará, e supostamente, transportado para Roraima.

As investigações apontam que toda essa dinâmica de garimpo ilegal acontecia apenas no papel, já que o minério seria originário do próprio estado de Roraima.

Foram identificadas transações financeiras que relacionariam toda a cadeia produtiva do esquema, com a presença de pilotos de aeronaves, postos de combustíveis, lojas de máquinas e equipamentos para mineração e laranjas para encobrir movimentações fraudulentas.

Além de Possebon, que seria um dos responsáveis pelo núcleo financeiro dos crimes, o esquema contaria, ainda, com um um cantor, que teria recebido ao menos R$ 1 milhão de uma mineradora investigada.

As investigações seguem em andamento.

Procurada pelo Santa Portal, a assessoria de Alexandre Pires e Matheus Possebon se manifestou por meio de uma nota oficial.

Veja o posicionamento na íntegra:

“A Opus Entretenimento, presente há 47 anos no mercado de eventos, fomentando há décadas a cultura e o entretenimento no país, vem a público informar que desconhece qualquer atividade ilegal supostamente relacionada a colaboradores e parceiros da empresa.

Em relação a Alexandre Pires, uma das grandes referências da música brasileira, a Opus, responsável pela gestão de sua carreira, manifesta sua solidariedade ao artista, confiando em sua idoneidade e no completo esclarecimento dos fatos.

A Opus mantém o seu compromisso de promover a cultura e levar o entretenimento ao público brasileiro”.

Quem é Matheus Possebon

O empresário Matheus Possebon é um dos executivos da Opus Entretenimento, que gerencia a carreira de artistas renomados da música brasileira, incluindo Daniel, Seu Jorge, Ana Carolina, Munhoz e Mariano, entre outros. Além de empresário, Possebon também se aventura na esfera musical, tendo realizado gravações em estúdios internacionais.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.