04/07/2017

Ônibus-teatro oferece apresentações gratuitas em Santos até domingo (9)

Por #Santaportal em 04/07/2017 às 10:30

TEATRO – Já pensou conhecer mais das lendas dos povos indígenas, a vida no quilombo, a biodiversidade natural e as espécies de animais que vivem na Mata Ciliar? Essa é a proposta do ônibus-teatro, que até próximo domingo (9), apresenta o espetáculo ‘Histórias da Mata’ em alguns bairros de Santos.

O projeto encerra o ano letivo das crianças do ensino municipal da cidade, que fazem parte do Escola Total, mas é aberto à toda comunidade. O projeto circulará pela Zona Noroeste e orla da praia. Serão 18 sessões gratuitas, podendo receber até 50 pessoas por espetáculo. Estima-se que o projeto alcance 900 pessoas.

Nesta terça-feira (4) tem dobradinha do Circular na Zona Noroeste: o projeto estaciona no Arte no Dique com sessões às 13, 14, 15 e 16 horas. Na quarta-feira (5), no mesmo local, as sessões acontecem às 9 e às 10 horas. No sábado o ônibus-teatro chega à orla no sábado (8), com apresentações na Fonte do Sapo, a partir das 15 horas. As apresentações terminam no domingo (9), na Praia do Gonzaga, dentro da programação do Domingo de Lazer.

Lembrando que as sessões do espetáculo acontecerão sempre em um intervalo de uma hora e é preciso retirar o ingresso com 30 minutos de antecedência.

O veículo conta com uma arquibancada e ar-condicionado, além disso, sua decoração é diferenciada: o ônibus-teatro foi preparado com pelo artista Edivaldo Costa a partir de materiais recicláveis, como tampinhas de refrigerante e embalagens de cosméticos.

O artista explica que toda a apresentação foi montada para pensando uma experiência diferenciada. “Diversas técnicas de bonecos foram aplicadas como mamulengo, marionete, fantoche, máscara e varas. O espetáculo foi montado exclusivamente para esse espaço, onde a cenografia interage com o ônibus e com a plateia, proporcionando ao público uma experiência única”, completa Edivaldo.

O espetáculo tem dramaturgia coletiva de Douglas Zanovelli, Cida Cunha e Edivaldo Costa e no elenco se revezam os atores Léo Porto, Rogério Ramos, Edivaldo Costa e Douglas Zanovelli. Santos é a terceira parada do ônibus-teatro, que neste ano já passou pelas cidades de Cubatão e Guarulhos.

Projeto
A apresentação é feita de maneira lúdica e tem como objetivo conscientizar a preservação do meio que foi concebido a partir de uma pesquisa de campo do Grupo Teatro Aberto em Cananéia, as cenas do espetáculo mesclam história e natureza, ensinando desde os costumes dos quilombolas até a importância da Mata Ciliar. “Na pesquisa de campo que o grupo fez notamos a importância dessa mata, que fica às margens dos rios e serve como corredor para que os animais se desloquem em busca de água e comida.

Da mesma forma que os cílios protegem os olhos, as matas ciliares protegem os rios, por isso elas recebem esse nome. Durante o espetáculo explicamos essa e outras curiosidades”, conta Douglas Zanovelli, também produtor do projeto. Outras informações podem ser obtidas no site oficial do projeto e na página do Facebook .

Sinopse do espetáculo
“Circular: Histórias da Mata” Infantil, 35mi.Um guia e um motorista convidam o público a embarcar em uma expedição para conhecer a vida na mata. Eles saem da barra, onde o rio se encontra com o mar e vão rio acima conhecendo personagens e histórias dos povos e dos bichos que vivem longe da cidade. Neste percurso, conhecem uma lenda indígena, a vida no quilombo, os perigos e encantos da mata.

Sobre o Circular: Histórias
O Circular: Histórias é um projeto de apresentações teatrais dentro de um ônibus urbano – e portanto, já repleto de histórias – adaptado para a cena teatral. O foco central do projeto é usar a metáfora do embarque, da viagem e da partida, para inserir o público em um universo mágico e repleto de histórias. O projeto foi idealizado em 2009 por Talita Berthi e Douglas Zanovelli e desde então já circulou com as montagens ‘Histórias Circular’, com textos inspirados nos contos populares recolhidos por Câmara Cascudo e ‘Histórias do Mar’, com textos inspirados na cultura caiçara, atingindo um público de 50 mil espectadores em 25 cidades percorridas.

Programação
Terça-feira (4)- Arte no Dique (avenida Brigadeiro Faria Lima, 1349 – Radio Clube) 13h, 14h, 15 e 16h

Quarta-feira (5) – Arte no Dique (avenida Brigadeiro Faria Lima, 1349 – Radio Clube) 9h e 10h
Sábado (8) Fonte do Sapo (avenida Bartolomeu de Gusmão, Aparecida) Sessões a partir das 15h
Domingo (9)- Avenida da Praia do Gonzaga (Projeto Domingo de Lazer) Sessões a partir das 10 horas

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.