Conheça obras literárias que resgatam a história de Santos

Por Laeticia Bourgeois em 23/09/2025 às 06:00

Divulgação
Divulgação

A história de Santos vai muito além do porto e das praias. Embora a cidade conte com uma bibliografia histórica limitada e desatualizada, alguns livros e almanaques ajudam a reconstruir sua trajetória por meio de relatos, pesquisas e personagens que marcaram o litoral paulista. Reunimos obras que contribuem para entender melhor o passado e a identidade santista. 

  • Memórias para a história da capitania de São Vicente – Frei Gaspar da Madre de Deus (1797)

Frei Gaspar é considerado o primeiro memorialista da cidade. Construiu uma narrativa histórica, com base em documentos, registros orais e relatos da época colonial. A obra é um dos primeiros registros históricos sobre o início da colonização portuguesa no Brasil, com foco na Capitania de São Vicente.

O livro não é dividido em capítulos formais, e o autor relata, por meio de uma narrativa cronológica, os principais acontecimentos entre o descobrimento do Brasil (1500) e o início do século 17, destacando a fundação das vilas de São Vicente e Santos por Martim Afonso de Sousa, em 1532.

A obra é uma fonte importante para entender os primeiros séculos da formação social, econômica e política da região paulista.

  • Os Andradas – Alberto Sousa (1922) 

A obra Os Andradas é um conjunto composto por três volumes, com a história da família Andrada e da cidade de Santos, publicado em 1922. É uma extensa narrativa histórica e biográfica sobre a trajetória política, intelectual e patriótica da família Andrada, além de sua participação no processo de independência do Brasil, tendo, portanto, José Bonifácio de Andrada e Silva como figura principal. 

O livro tem forte tom nacionalista e valoriza os Andradas como símbolos da luta pela liberdade, pela justiça e pela soberania do Brasil. Ao mesmo tempo, contextualiza suas ações dentro de um período de grandes transformações, tanto no Brasil quanto no mundo ocidental.

  • A História de Santos (2 volumes) – Francisco Martins dos Santos (1937)

Até os dias atuais é a obra mais completa da história de Santos. Publicada em 1937, abrange a formação de Santos, seu desenvolvimento político, social e econômico desde o período das grandes navegações e descobrimentos até os primeiros anos do século 20. 

É dividida em dois volumes, com o primeiro tratando da origem e povoamento da região, destacando a chegada dos portugueses, a fundação da Capitania de São Vicente e o surgimento da vila de Santos.

O segundo aborda o desenvolvimento mais recente da cidade, cobrindo o período do século 19 até a década de 1930, abordando o crescimento demográfico e a urbanização da cidade, a construção do Porto de Santos, que se tornaria o maior da América Latina e centro do escoamento do café, o impacto da economia cafeeira e a chegada de imigrantes.

  • Cartilha da História de Santos (Almanaques dos anos 60/70) – Olao Rodrigues

A Cartilha da História de Santos e os almanaques são obras voltadas à história local e a preservação da memória popular da cidade de Santos, com linguagem simples e acessível a grande parte do público. Publicados entre o final dos anos 1960 e a década de 1970, esses materiais reúnem fatos históricos, curiosidades, personagens marcantes, tradições culturais e registros antigos de Santos e, em alguns volumes, da Baixada Santista. 

Os Almanaques de Santos (1969 em diante) e os Almanaques da Baixada Santista (década de 1970) funcionavam como anuários populares com forte conteúdo histórico e cultural. As obras destacam acontecimentos como a fundação da vila, o desenvolvimento do Porto de Santos, a importância do café na economia local, o crescimento urbano, o bonde, os bairros históricos, o Carnaval santista, os clubes, colégios tradicionais e figuras ilustres da cidade.

  • Almanaques Santistas – Sérgio Willians (2010)

O Almanaque Santista é um projeto socioeducativo do Instituto Histórico e Geográfico de Santos, que tem como finalidade promover, estimular e difundir a memória de Santos para a sociedade. Publicado em 2010 pelo jornalista e historiador Sérgio Willians, é uma coletânea composta por 12 fascículos que abordam aspectos e temas diversos da história de Santos, que refletem sua rica história e cultura.

Cada fascículo foca em um tema específico, proporcionando uma visão abrangente sobre a cidade. Foi distribuído gratuitamente em 97 escolas da cidade, como ferramenta de apoio ao ensino sobre a história da cidade. 

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.